Conta Loios

autarquias

Município da Moita visitou Plaisir
Reatar os laços de 46 anos de história e parceria entre Plaisir e Baixa da Banheira

Município da Moita visitou Plaisir<br>
Reatar os laços de 46 anos de história e parceria entre Plaisir e Baixa da Banheira A convite da vila gémea de Plaisir, em França, o Município da Moita participou, no dia 9 de maio, Dia da Europa, na celebração do 40° aniversário da Geminação e renovação do pacto de amizade entre as vilas de Bad-Aussé e Plaisir. Na ocasião estiveram presentes representantes de todas as vilas geminadas com Plaisir: Moita, Baixa da Banheira, Lowerstoft (Reino Unido), Geesthacht (Alemanha) e Bad-Aussée (Áustria).

“É uma honra estar nesta bonita vila de Plaisir, pela primeira vez, a representar a Câmara Municipal da Moita. As relações entre as nossas duas vilas remontam ao ano de 1976 e, embora se tenham desvanecido, nos últimos tempos, aqui estou, para que possamos, novamente, reatar ainda com mais força os nossos laços. 46 anos de história e parceria entre Plaisir e a Baixa da Banheira e, mais recentemente, com a vila da Moita, mostram a vontade de seguirmos juntos um caminho de solidariedade, de entreajuda e de amizade reforçando laços históricos e culturais, continuando a cooperar a nível económico, social, cultural e educacional”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, na cerimónia.~

A presidente da Câmara gémea de Plaisir, Joséphine Kollmannsberger, agradeceu, no seu discurso, poder contar com a presença de todas as cidades gémeas nesta data simbólica, confirmando os laços profundos e sinceros de amizade que as unem. Numa altura que “tão frágil é a paz e tão preciso é a democracia”, a presidente saudou e homenageou “os percursores que estiveram na origem destes protocolos de amizade e geminação que têm ainda mais valor nos dias de hoje”. “Todos juntos, reunidos neste Dia da Europa, recordamos o nosso empenho à paz, à liberdade, à democracia”, disse.

“Os nossos protocolos de amizade e geminação não ficaram apenas na fase de assinaturas num pergaminho, foram enriquecidos com ações concretas e encontros plurais e enriquecedores de partilhas e intercâmbios”, referiu Joséphine Kollmannsberger, sublinhando que o que mantém a geminação viva é a sua capacidade de se reinventar. “Contamos com a dinâmica de cada um de vós para nos trazer novas ideias, novos projetos e fortalecer ainda mais os laços que já existem entre as nossas comunidades”, afirmou a presidente desejando longa vida à amizade entre Bad-Aussée (Áustria), Geesthacht (Alemanha), Baixa da Banheira (Portugal), Moita (Portugal), Lowerstoft (Reino Unido) e Plaisir (França).

À margem da cerimónia, a representação da Câmara da Moita desenvolveu alguns contactos junto das diversas delegações estrangeiras no sentido de partilhar interesses comuns e estabelecer futuras parcerias.
As várias comitivas visitaram ainda a casa de Jean Monnet, político e conselheiro económico francês, que apoiou a integração europeia durante toda a sua vida. As suas ideias inspiraram o Plano Schuman, considerado como o início da criação do que é hoje a União Europeia.

Fonte - CMM

Ver Fotos
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=jornalrostos&set=a.10158566712012681

11.05.2022 - 14:36

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.