Conta Loios

autarquias

Grupo Municipal do Partido Socialista
Concelho do Barreiro vai ter um papel decisivo com travessia ferroviária do Rio Tejo

Grupo Municipal do Partido Socialista<br>
Concelho do Barreiro vai ter um papel decisivo com travessia ferroviária do Rio Tejo "Nova travessia do Tejo em Lisboa através da ligação Chelas – Barreiro que, para além de permitir reduzir o tempo de percurso de Lisboa ao Alentejo e ao Algarve, bem como uma futura ligação a Madrid via Elvas, vai permitir voltar a colocar o Barreiro, de uma forma significativa, no mapa ferroviário nacional", é sublinhado na saudação apresentada pelo Partido Socialista, na reunião da Assembleia Municipal do Barreiro.

Divulgamos o texto integral da saudação apresentadas pelo Partido Socialista e aprovadas na passada sessão de Assembleia Municipal do Barreiro de 13 de dezembro de 2022.

Saudação
Plano Ferroviário Nacional

O Barreiro possui um historial em termos Ferroviários invejável, não só pelo papel que desempenhou nas ligações ferroviárias para o Sul do país, mas também pelo seu histórico oficinal, no vapor e no diesel, sem esquecer a formação técnica profissional desenvolvida para os jovens do concelho e concelhos limítrofes.

Contudo desde que o comboio passou a atravessar o Tejo pela ponte 25 de Abril esse papel diminuiu, de uma forma significativa, associado a uma cada vez maior eletrificação das linhas, e consequentemente do material circulante utilizado.
No passado dia 17 de novembro foi apresentado no LNEC o Plano Ferroviário Nacional ()PFN).

Este documento contempla uma nova travessia do Tejo em Lisboa através da ligação Chelas – Barreiro que, para além de permitir reduzir o tempo de percurso de Lisboa ao Alentejo e ao Algarve, bem como uma futura ligação a Madrid via Elvas, vai permitir voltar a colocar o Barreiro, de uma forma significativa, no mapa ferroviário nacional.

Como é referido no já referido PFN
“O investimento com maior impacto positivo nas ligações de Lisboa ao Alentejo e Algarve é a construção de uma nova travessia ferroviária do Tejo em Lisboa. Trata-se, porventura, da peça mais importante em falta na rede ferroviária nacional, já que é aquela que permite atenuar o efeito do Rio Tejo como principal obstáculo à mobilidade entre todo o Sul e Lisboa, sem esquecer o Centro e Norte do País. Sendo um investimento localizado na capital, tem um grande efeito na coesão territorial do país como um todo.
O desenvolvimento da nova travessia ferroviária do Tejo já foi extensivamente estudado, estando consolidada a opção por um alinhamento entre Chelas, na margem Norte, e o Barreiro, na margem Sul. Este alinhamento teria inserção na Linha de Cintura e na Linha do Norte, na zona de Braço de Prata, Lisboa, e na Linha do Alentejo, na zona do Lavradio, Barreiro, permitindo, além dos serviços de longo curso, a criação de novos serviços suburbanos.”

Desta forma, este investimento, vai permitir uma melhoria significativa da mobilidade da população do nosso território, atraindo mais população para o município, contribuir de uma forma significativa para a redução da pegada ambiental, potenciando o papel do nosso concelho na AML, atraindo novos investimentos para este território, sem esquecer os ferroviários, e criando condições para melhorar as suas acessibilidades aos concelhos limítrofes.

Assim, face ao exposto, a Assembleia Municipal do Barreiro, reunida nas instalações do Clube 31 de Janeiro, Os Celtas, a 13 de dezembro de 2022, delibera:

- Aprovar uma Saudação ao Ministério das Infraestruturas e Habitação pelo empenho colocado no desenvolvimento de um Plano Ferroviário Nacional e pela visão estratégica desenvolvida, através do investimento preconizado numa nova travessia ferroviária do Rio Tejo, para o qual o Concelho do Barreiro vai ter um papel decisivo, reforçando o seu papel na AML, promovendo o seu crescimento e criando condições para a melhoria das condições das condições de vida dos seus munícipes.

Da presente Saudação, após aprovada, deverá ser dado conhecimento ao MIH (Ministério das Infraestruturas e Habitação), CMB e Juntas de Freguesia, AML (Autoridade Metropolitana de Lisboa), CSOP (Conselho Superior de Obras Públicas), IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), IP (Infraestruturas de Portugal) e órgãos de comunicação social local e regional.

Barreiro, 13 de dezembro de 2022
O Grupo Municipal do Partido Socialista

23.12.2022 - 00:19

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.