autarquias

Jornadas de Ambiente de Setúbal
Apostar na construção de um concelho mais sustentável

Jornadas de Ambiente de Setúbal <br />
Apostar na construção de um concelho mais sustentável A construção de um concelho mais sustentável ganha novo impulso nas Jornadas de Ambiente de Setúbal, iniciativa da Câmara Municipal que reserva, ao longo de junho, um vasto leque de atividades, com destaque para um ciclo de conferências.

O ciclo de conferências arranca a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, no qual são apresentadas as linhas gerais da Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal, discutidas por uma comissão científica com investigadores académicos com trabalho na área da sustentabilidade ambiental.

A primeira conferência, agendada para o Cinema Charlot – Auditório Municipal e que se realizar entre as 14h30 e as 17h30, inclui uma intervenção pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que explana sobre a Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal.

O programa deste primeiro encontro conta ainda com alocuções subordinadas aos temas “Ordenamento do Território e Mobilidade”, “Água e Resíduos”, “Património Natural” e “Estratégia de Educação Ambiental”, a par de uma mesa-redonda para debate e análise das matérias apresentadas.

A segunda conferência realiza-se a 16 de junho, entre as 09h30 e as 12h00 no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, e foca a biodiversidade e património natural, com a apresentação de planos de monitorização das pradarias e projetos de conservação da natureza desenvolvidos no território.

“Biodiversidade no IPS”, “Plano de Monitorização das Pradarias Marinhas”, “Projeto LIFE LxAquila”, “Plano de Monitorização do Roaz-Corvineiro”, “Monitorização de Ostras na Reserva Natural do Estuário do Sado” e “Classificação da Brecha da Arrábida como Heritage Stone” são temas apresentados no encontro.

O ciclo de conferências da edição de estreia das Jornadas de Ambiente de Setúbal culmina a 22 de junho com o encontro “Farm to Fork | Circuitos Curtos Alimentares”, o qual se realiza entre as 14h30 e as 18h00 na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O programa do encontro inclui painéis temáticos subordinados ao “Projeto CLAIRE”, “Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa”, “Oportunidades de Financiamento”, “Projeto The PLACE (K-Evolution)” e “Modernização das atividades tradicionais e dos produtos endógenos na Península de Setúbal”.

A participação nos três encontros do ciclo de conferências das Jornadas de Ambiente de Setúbal é gratuita, com inscrições online, a decorrer, devendo os interessados realizar as mesmas com o preenchimento do formulário disponível na ligação https://forms.gle/Dh4kPSM84YCvq7gV9.

Além do ciclo de conferências, as Jornadas de Ambiente de Setúbal integram, entre maio e junho, um vasto leque de atividades, de que é exemplo a exposição “Biodiversidade no IPS”, com fotografias de José Sousa e Diogo Oliveira, patente até 11 de junho na Casa da Baía.

O programa desta iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal integra, entre outras, a Mostra de Tradições Marítimas, de 31 de maio a 17 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, evento da Semana do Mar e do Pescador, com organização da União das Freguesias de Setúbal.

As Jornadas do Ambiente de Setúbal integram ainda o “Há Festa no Parque”, a 3 e 4 de junho, que assinala o final do ano letivo e do Dia Mundial da Criança, a par da quinta edição do certame dedicado à sustentabilidade, bem-estar e empregabilidade, “Feira ECOol”, a 17 de junho, ambos no Jardim do Bonfim.

Fonte - CMS

18.05.2023 - 13:12

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.