autarquias
Barreiro - Nos Fidalguinhos
Separação de Biorresíduos avança com teste piloto
Segundo a Câmara Municipal do Barreiro pretende-se implementar uma recolha seletiva de biorresíduos através de um sistema de recolha de proximidade, com colocação de contentores de acesso condicionado na via pública, que são de uso exclusivo dos aderentes do projeto e abertos mediante utilização de um cartão/ porta-chaves de acesso.
Os contentores estão instalados junto dos pontos de recolha de resíduos existentes.
Nas vivendas da Rua da Amizade vão ser distribuídos compostores domésticos para realização de compostagem. Nas habitações e estabelecimentos vão ser distribuídos baldes de sete litros para transporte dos resíduos alimentares entre a bancada da cozinha e o contentor.
O projeto prevê a realização de um teste piloto em alguns dos contentores dotados de um sistema de semaforização (10 num conjunto de 19).
Os contentores terão um LED exterior para indicação da taxa de enchimento do mesmo. O LED terá as cores verde, amarelo e vermelho, consoante estiver, vazio, meio-cheio ou cheio. Este LED permite que os moradores que tenham acesso visual ao contentor evitem deslocações ao equipamento quando o mesmo se encontra cheio.
Os biorresíduos recolhidos seletivamente são depositados nas instalações da AMARSUL sendo sujeitos a um processo de compostagem, cujo resultado é o composto, que poderá ser aplicado como fertilizante agrícola.
Quer aderir?
Para aderir ao projeto Ligue 211 357 909. As equipas da CMB vão realizar uma campanha de captação de adesões em todas as habitações/estabelecimentos abrangidos pelo projeto para a entrega dos baldes e dos cartões de acesso aos contentores.
Biorresíduos o que são e para que serve a sua correta separação?
Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, assim como resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos. Representam cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos. A correta separação reduz os custos de tratamento de resíduos, poupança que reverte em melhorias para a cidade.
Fonte - CMB
02.04.2024 - 18:34
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.