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AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal
Júri reúne e distingue propostas da 9ª edição do Kid s Guernica

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Júri reúne e distingue propostas da 9ª edição do Kid s Guernica A escolha do tema para a 9ª edição do Kid’s Guernica, assentou na vontade de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, como marco fundamental na instauração da Democracia no nosso país.
A AMRS contou com a participação de cerca 4969 alunos, pertencentes a vinte sete escolas da Região de Setúbal. Os 1035 trabalhos admitidos, acusaram uma interiorização dos propósitos do projeto, dificultando a árdua tarefa do júri.

No passado dia 19 de abril, reuniu na sede da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal, o júri da 9ª edição do Kid’s Guernica.
A escolha do tema para esta edição, assentou na vontade de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, como marco fundamental na instauração da Democracia no nosso país.
Com a Revolução de Abril o povo português conquistou a liberdade, a democracia, um amplo conjunto de direitos políticos, cívicos e laborais, necessários e imprescindíveis ao progresso do país e à melhoria das condições de vida da generalidade dos portugueses, que importa conhecer e defender.
Levar os jovens a refletir e compreenderem sobre as conquistas alcançadas com a Revolução, é essencial para que possam compreender o presente, valorizar a democracia, desenvolver o seu senso crítico, promover a cidadania ativa, evitar a repetição dos erros do passado e enriquecer o seu conhecimento cultural.
Uma reflexão, que se pretendia interligada à obra Guernica, de Pablo Picasso, uma das bases fundamentais do projeto.

A AMRS contou com a participação de cerca 4969 alunos, pertencentes a vinte sete escolas da Região de Setúbal. Os 1035 trabalhos admitidos, acusaram uma interiorização dos propósitos do projeto, dificultando a árdua tarefa do júri, constituído por Jorge Pé-Curto, artista plástico, Joana Tomé, ilustradora e designer gráfica e Pedro Soares, fotógrafo e membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses na seleção das propostas.
Em consonância com as normas de participação desta edição, o júri selecionou 1 trabalho por escalão, tendo distinguido os seguintes trabalhos:

1º Escalão – 2º ciclo de ensino

Proposta n. º 20 – “Feminismo””, elaborado pelas alunas Inês Gonçalves da Conceição, Maria Joana de Jesus Ferreira e Raquel Cardim d’Assunção dos 5º B, 5º C, 6º A e 6º C da Escola Básica 2/3 Pedro Nunes, concelho de Alcácer do Sal.

2º Escalão – 3º ciclo de ensino

Proposta n. º 302 – “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata, Mariana Silvestre Pereira, Maria Clara Costa Campos e Sara Cristina de Paula Lopes, do 9º ano, turma E, da Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo, concelho de Palmela.

3º Escalão – Ensino Secundário

Proposta n. º894 – “50 anos do 25 de Abril” elaborado pelos alunos Alice de Brito Peres, Lara Maria Baixinho Figueiredo e Maria Leonor de Sousa Ferreira, do 12º ano, turma G, da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, concelho de Sesimbra.

Destes 3 trabalhos, o júri decidiu que, o trabalho a ser reproduzido, em tela, nas dimensões do quadro “Guernica”; (7800mmX3500mm), de Pablo Picasso, será o trabalho “Em cada Rosto, Igualdade” dos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata, Mariana Silvestre Pereira, Maria Clara Costa Campos e Sara Cristina de Paula Lopes, do 9º ano, turma E, da Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo, concelho de Palmela.

O trabalho “Em cada Rosto Igualdade” foi distinguido, pelos seguintes aspectos:
- Foram representados simbolicamente os valores de Abril, como a Liberdade, a Democracia, a Participação e a Igualdade.
- Há uma riqueza plástica e uniformidade, retomando a origem do Guernica;
- Contém expressividade, originalidade e criatividade;
A escola irá trabalhar para a 4ª fase do projeto, que se iniciará agora, que é a pintura da tela com as dimensões originais de Guernica.
A finalização da tela será feita na Festa de Encerramento deste projeto, que se realizará no próximo dia 24 de maio de 2024, no Parque do Serrado, no Seixal.

Esta festa, contará com um diversificado programa de atividades e animação, devidamente preparados para os alunos e escolas participantes, momento que se pretende de festa, alegria e de valorização da qualidade, dedicação e empenho dos alunos e das escolas da Região e de Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e dos seus valores.

Fonte - AMRS

23.04.2024 - 17:55

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