autarquias
PALMELA - Não obteve resposta formal do Ministério da Administração Interna
Obra do Posto da GNR de Poceirão aguarda Visto do Tribunal de Contas

O Município de Palmela enviou, para visto do Tribunal de Contas, o processo relativo à empreitada de construção do novo Posto Territorial da GNR no Poceirão, depois de formalizada a contratação com a empresa adjudicatária.
Apesar de não ter obtido, ainda, resposta formal do Ministério da Administração Interna, no âmbito do processo de adjudicação, como previsto no Contrato de Cooperação Interadministrativo – resposta insistentemente solicitada desde maio de 2024 – o Município decidiu prosseguir com a empreitada, considerando o elevado interesse público, bem como a publicação, em dezembro, da respetiva Portaria de Extensão de Encargos pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento e Gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna.
Este ponto de situação foi prestado pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela na última reunião pública do Executivo, a 5 de fevereiro, no âmbito da apresentação de um conjunto de dados sobre segurança no Concelho e dos resultados de uma reunião de trabalho com o novo Comandante do Destacamento Territorial de Setúbal da GNR. O Posto de Poceirão foi, naturalmente, uma das preocupações abordadas no encontro, bem como a necessidade urgente de reforço de militares no Concelho, reivindicação expressa, aliás, numa moção aprovada na última reunião pública do ano que terminou.
Criminalidade e sinistralidade rodoviária diminuíram em 2024
Os dados apresentados pela GNR, referentes a 31 de outubro, apontam para a redução da criminalidade no Concelho de Palmela (-6,55%, o que representa menos 144 crimes), bem como da criminalidade violenta e grave (-17,91%), face ao período homólogo de 2023. Também na sinistralidade rodoviária registada, quer em vias municipais, quer em nacionais, os dados são positivos, verificando-se a redução do número de acidentes e de vítimas mortais. No entanto, houve um aumento no que respeita a feridos graves. Constata-se, ainda, um acréscimo dos crimes contra o património público e dos que podem ser associados a delinquência juvenil.
O Conselho Municipal de Segurança de Palmela, presidido pela Câmara Municipal, reúne regularmente, quer em modelo restrito (apenas com a participação do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Palmela), quer alargado, com a participação de várias entidades, para analisar os dados da criminalidade e sinistralidade neste território.
Fonte - CMP
07.02.2025 - 10:37
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.