autarquias

Reforço de ligações fluviais entre o Seixal e Lisboa na ordem do dia
Presidente da Câmara Municipal do Seixal «espera normalização» na próxima semana

Reforço de ligações fluviais entre o Seixal e Lisboa na ordem do dia<br />
Presidente da Câmara Municipal do Seixal «espera normalização» na próxima semana<br />
O alegado reforço de ligações fluviais entre o Seixal e Lisboa (Cais do Sodré), anunciado pela Transtejo, continua na ordem do dia, uma vez que este serviço não tem correspondido ao prometido, nomeadamente que com a entrada em funcionamento dos barcos elétricos deixariam de haver supressões de carreiras no Seixal.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, face às constantes supressões de carreiras, reuniu-se esta quarta-feira, dia 11 de junho, com a administração da Transtejo, que confirmou que os constrangimentos existentes estão relacionados com os problemas que subsistem na frota de barcos elétricos adstritos a este serviço, esperando-se, no entanto, que os problemas fiquem resolvidos durante a próxima semana.

«Segundo a administração da empresa, continuam a existir problemas com os barcos elétricos, embora já não estejam relacionados com o carregamento dos mesmos. Dos seis barcos elétricos existentes, apenas um está operacional, daí a principal razão dos sucessivos constrangimentos verificados nas ligações entre as duas margens do Tejo», explica Paulo Silva, acrescentando que «a Transtejo espera resolver, em breve, este problema com a vinda da equipa do estaleiro construtor dos navios elétricos, devendo a situação estar normalizada durante a próxima semana. Até tudo ficar resolvido, a Transtejo está a reforçar, temporariamente, a sua frota na carreira do Seixal com a utilização de barcos a gasóleo».

O autarca recorda que «os utentes do concelho do Seixal têm sido bastante prejudicados com o serviço prestado nesta travessia, pois foi mantido exatamente o mesmo número de ligações em ambos os sentidos, mas com a agravante de que foi ainda cortada uma ligação na hora de ponta da manhã, além dos atrasos e supressões constantes que se verificam».

Refira-se ainda que, recentemente, a Comissão de Utentes dos Transportes Públicos do Seixal transmitiu à autarquia que nos dias úteis houve um reforço em quatro ligações, no período compreendido entre as 10 e as 20 horas (mais três entre as 10 e as 16 horas e mais um entre as 16 e as 20 horas), mas registou-se também a redução de duas ligações no período temporal compreendido entre as seis e as 10 horas, acrescido de mais duas reduções no período após as 20 horas. «Ou seja, terá havido um reforço, mas fora das horas de ponta e durante o dia. Assim, houve uma redução da oferta nas horas de ponta e sem alterações aos sábados, domingos e feriados», frisa o presidente da Câmara Municipal do Seixal.

O transporte fluvial no rio Tejo assume uma importância estratégica na mobilidade das populações da Área Metropolitana de Lisboa, que, de há vários anos a esta parte, tem vindo a ser posta em causa com a redução de trabalhadores e problemas de manutenção nas suas frotas, conduzindo a cortes na oferta de transportes e a uma recorrente supressão de carreiras programadas, gerando perda de fiabilidade neste modo de transporte. De pouco valendo o incentivo dado pela Câmara Municipal do Seixal de tornar o parque de estacionamento gratuito para a população, porque os problemas com as constantes supressões de carreiras fazem com que a população do concelho não acredite no serviço prestado e continue a deslocar-se para Lisboa no transporte ferroviário.

Fonte - CMS

13.06.2025 - 15:38

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.