autarquias

Encontro da Reabilitação Urbana em Palmela
Necessidade de aumentar o parque habitacional e segurança no arrendamento

Encontro da Reabilitação Urbana em Palmela <br />
Necessidade de aumentar o parque habitacional e segurança no arrendamento O Encontro da Reabilitação Urbana em Palmela promoveu a reflexão e discussão sobre os atuais desafios com que todos os atores desta área se deparam e as necessidades em matéria de habitação e construção.

A iniciativa reuniu, a 16 de junho, na Biblioteca Municipal de Palmela, mais de 60 participantes, entre proprietárias/os, promotoras/es, técnicas/os municipais de várias autarquias, profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção, entre outras/os.
Organizado pelo Município de Palmela, no âmbito do Programa de Dinamização da Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela e do Núcleo Antigo da Vila do Pinhal Novo, o Encontro centrou-se em duas grandes temáticas.
Durante a manhã, sob o tema “Arquitetura, Património e Projeto de Reabilitação”, as apresentações evidenciaram a importância da preservação do património construído e como deve conciliar a integração de modernidade, de maneira a adequar os edifícios e núcleos urbanos mais antigos às atuais necessidades habitacionais. As/os participantes também tiveram a oportunidade de visitar a Capela de S. João Baptista, em Palmela, como exemplo de uma intervenção recente que procurou conciliar a necessidade de reforço estrutural e a preservação do valor arquitetónico.
Durante a tarde, as apresentações focaram o tema “Reabilitação e Habitação: Atuais Desafios e qual o Futuro?”. A necessidade crescente de aumentar o parque habitacional e a segurança no arrendamento, a agilização e simplificação de procedimentos e a capacitação e qualificação das/os profissionais da construção foram ideias em destaque.
A iniciativa enquadrou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Município aposta na intervenção no espaço público e património

A sessão de abertura do Encontro esteve a cargo do Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, que aproveitou a ocasião para apresentar um balanço do trabalho que a Autarquia tem vindo a desenvolver nesta área.
A Câmara Municipal tem duas Operações de Reabilitação Urbana em curso e disponibiliza um pacote de incentivos e apoios que abrangem também outras zonas do concelho. «No que respeita à implementação da Estratégia Local de Habitação, estamos muito focados na reabilitação de edificado e na qualificação da oferta habitacional», explicou.
O Município continua também a intervir no espaço público, em edifícios municipais e no património, esperando contribuir para impulsionar o investimento privado. Álvaro Balseiro Amaro destacou, em Palmela, as intervenções de que o Castelo foi alvo nos últimos anos (ao nível estrutural e das acessibilidades); a terceira empreitada consecutiva de reabilitação do edifício dos Paços do Concelho em curso; a obra de requalificação do espaço público no Largo do Chafariz D. Maria I, uma das principais entradas da vila, iniciada há cerca de duas semanas; o projeto “Miradouro de Palmela”, que vai nascer na Avenida dos Bombeiros Voluntários; a empreitada de requalificação de ruas no Centro Histórico; e a conclusão do Centro de Investigação do Património Cultural (antigo edifício da GNR de Palmela).
Em Pinhal Novo, o Presidente destacou intervenções já concluídas, como a criação do parque intermodal sul junto à Estação Ferroviária, a requalificação do Largo da Mitra, a criação de um parque de estacionamento e corredor arbóreo na Rua D. João de Castro (a sul da verbena da SFUA), a repavimentação de um conjunto de ruas da zona sul e a criação de um ninho associativo e de respostas sociais no Monte do Francisquinho; a reabilitação do edifício Coopinhal (com concurso a decorrer), para instalação do Departamento de Administração Urbanística; ou a recuperação da sede histórica do Pinhalnovense, que o Município devolverá ao clube.

Fonte - CMP

18.06.2025 - 18:41

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.