autarquias
Concelho do Seixal
Celebra meio século da Independência de São Tomé e Príncipe

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «a música e a gastronomia vão estar de mãos dadas, num evento que reúne diversas associações que oferecerão ao público a possibilidade de degustarem várias comidas santomenses, ao som da música tradicional daquele país lusófono».
Nesta festa, além das 12 horas de música com a presença de vários Dj, os visitantes poderão assistir a um concurso de danças e à apresentação do Tchiloli (em versão reduzida). Há mais de 500 anos que o Tchiloli é tradição na ilha de São Tomé. Com base num texto de origem medieval – «A Tragédia do Imperador Carlos Magno e do Marquês de Mântua» –, que terá chegado a São Tomé no século XVI, esta é a encenação de uma história de morte e traição, paixões e conflitos morais, que entusiasma público e atores, em que a música, o movimento e o corpo se fundem numa surpreendente expressão da arte e cultura africanas. Esta apresentação do Tchiloli está prevista acontecer entre as 15 e as 17 horas.
As associações parceiras presentes com gastronomia serão: Associação Poto Betu; Associação dos Naturais e Amigos da Lobata em Portugal; Associação Juntos sem Fronteiras; Associação Môn Zuntû; Associação Mén Non. As associações culturais parceiras presentes serão a Associação Despertar Imigrantes em Portugal e a Associação CulturFace.
06.07.2025 - 06:54
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.