autarquias

Associação de Municípios da Região de Setúbal
Reserva da Biosfera da Arrábida promove o projeto «Arrábida Walking Trails»

Associação de Municípios da Região de Setúbal <br />
Reserva da Biosfera da Arrábida promove o projeto «Arrábida Walking Trails» No âmbito da recente classificação da Arrábida como Reserva da Biosfera pela UNESCO, a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), em colaboração com os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, lança o novo site Arrábida Walking Trails. Este lançamento marca a primeira ação do Plano de Ação da Reserva da Biosfera, no âmbito do Objetivo B – Promoção e Fruição: Um território por descobrir de forma sustentável.

O site apresenta uma rede de percursos pedestres que permite aos visitantes explorar a beleza natural e a riqueza histórica da Reserva da Biosfera da Arrábida, abrangendo os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal. A rede inclui onze percursos de pequena rota (PR), circulares ou lineares, maioritariamente por caminhos rurais, que ligam aldeias, trilhos tradicionais, praias e os pontos altos da serra da Arrábida, como o Alto do Formosinho e o Alto da Vigia.

O novo portal, além de incluir fichas técnicas para cada um dos percursos propostos, disponibiliza ficheiros GPX e KML, os quais facilitam a integração das rotas em dispositivos GPS e na plataforma Google Earth, respetivamente.

Para quem procura desafios maiores, está disponível a Grande Rota da Arrábida com cerca de 60 km, que liga Setúbal ao Cabo Espichel, parte integrante da GR11– E9, rota pedestre que se estende do Cabo de S. Vicente, em Portugal, até à cidade de S. Petersburgo, na Rússia.

A melhor altura para realizar os percursos é entre setembro e junho, evitando as altas temperaturas e a maior afluência de visitantes nas praias. Cada percurso apresenta características próprias, detalhadas no guia online do site, permitindo aos caminhantes escolher a rota mais adequada às suas preferências e nível de experiência.

A conceção dos trilhos da Arrábida foi desenvolvida pelos municípios de Setúbal, Sesimbra e Palmela e pelo ICNF e a sua implementação no terreno foi impulsionada por uma candidatura do ICNF ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O lançamento do site Arrábida Walking Trails reforça o compromisso da Reserva da Biosfera com o turismo sustentável e com a promoção da Arrábida, como um território único a descobrir, valorizando o património natural e cultural de forma consciente e responsável.

08.10.2025 - 16:29

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.