autarquias

Tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do Montijo
«A alternância democrática é sinal de boa saúde cívica» afirma Fernando Caria

Tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do Montijo<br />
«A alternância democrática é sinal de boa saúde cívica» afirma Fernando Caria A cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos eleitos para o mandato 2025-2029 teve lugar na tarde do dia 3 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Montijo. No ato solene, presidido por Catarina Marcelino, presidente cessante da Assembleia Municipal, tomaram posse os membros da nova Assembleia Municipal e da Câmara Municipal do Montijo, liderada por Fernando Caria.

Na sua intervenção de despedida, Catarina Marcelino felicitou o novo Executivo e deixou palavras de apreço à presidente cessante, Maria Clara Silva, e a todos os autarcas que serviram o concelho nos últimos quatro anos. Sublinhou que “as eleições autárquicas de 12 de outubro trouxeram um novo quadro político ao concelho de Montijo, o fim de um ciclo político de 28 anos”, destacando que a vontade popular “deve ser aceite com humildade democrática e elevado sentido de responsabilidade”.
O novo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Fernando Caria, iniciou o seu discurso sublinhando o valor democrático da alternância: “Hoje celebramos mais que uma tomada de posse, celebramos a força viva da cidadania. A alternância democrática é sinal de boa saúde cívica — onde existe alternativa, há futuro.”

O autarca destacou o caráter cívico e apartidário do movimento que lidera: “Chegámos aqui como um movimento de cidadãos. Não trazemos siglas a comandar-nos, mas o Montijo por inteiro. O que melhora a vida no Montijo merece avançar, o resto não.”
Fernando Caria assumiu compromissos de governação centrados na transparência, na proximidade e na participação: “Governaremos para todos, com imparcialidade e espírito de missão. Queremos ouvir mais para decidir melhor, explicar melhor para mobilizar mais.”

O presidente anunciou ainda as grandes prioridades do mandato — habitação, saúde, educação, mobilidade, segurança, espaço público e ambiente — e sublinhou a necessidade de um novo modelo de gestão: “Modernizar a administração para servir o munícipe começa aqui, hoje. Menos labirintos e mais soluções, menos carimbos e mais obra.”
Ao terminar, Fernando Caria realçou: “Servir o Montijo nunca será um emprego, mas uma honra e uma missão partilhada com todos. Agora é tempo de arregaçar as mangas — mãos à obra!”

Após a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal, teve lugar a primeira reunião de funcionamento deste órgão autárquico, na qual foram eleitos Nuno Ferrão como Presidente, Maria da Luz Henriques como primeira Secretária de Mesa e Dinora Caetano como segunda Secretária.

No seu primeiro discurso como Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Ferrão sublinhou a importância do pluralismo político e do trabalho conjunto em prol do concelho: “Quero felicitar todas as forças políticas, incluindo o Partido Livre, que pela primeira vez tem representação nesta Assembleia. Esta pluralidade de opiniões é uma riqueza democrática — o que nos une é o propósito comum de lutar por um Montijo melhor, com mais qualidade de vida para as nossas populações.”

O autarca reforçou ainda a função fiscalizadora e deliberativa da Assembleia Municipal e manifestou a vontade de promover um trabalho construtivo e participado: “Temos o dever de contribuir para o bom governo da Câmara e para decisões mais informadas. Queremos uma Assembleia aberta, participada e próxima dos munícipes — o nosso trabalho é, e será sempre, feito para eles e com eles.”

04.11.2025 - 22:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.