autarquias
Projeto da Linha de Alta Velocidade Lisboa–Madrid
Garantindo a manutenção de um nó de acesso no concelho da Moita.
A Câmara Municipal da Moita reuniu com a Infraestruturas de Portugal (IP) para conhecer os mais recentes desenvolvimentos relativos à futura Linha de Alta Velocidade que ligará Lisboa a Madrid. O encontro técnico e institucional permitiu aferir o estado atual do projeto e o impacto direto que esta infraestrutura terá no território moitense.
Durante a reunião, a IP apresentou o trabalho de consolidação que tem vindo a desenvolver e que será agora integrado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), assim como confirmou que o projeto mantém a construção de um nó de acesso no concelho da Moita. Esta decisão é amplamente positiva para a mobilidade local, garantindo e viabilizando não apenas a presença desta linha de alta velocidade no concelho, mas, também, o seu acesso direto.
A opção técnica pela bitola ibérica foi também destacada como um fator de valorização regional.
Esta escolha permitirá que os acessos a Lisboa (via terceira travessia do Tejo) possam ser efetuados diretamente a partir de estações localizadas no concelho da Moita, e que existirá uma maior integração e relevância da Linha do Alentejo, potenciando o transporte ferroviário de passageiros e mercadorias na região.
Com este projeto, o Município da Moita reforça o seu posicionamento estratégico na Área Metropolitana de Lisboa, beneficiando de uma ligação rápida e eficiente com o resto do país e à rede transeuropeia de transportes.
10.04.2026 - 16:58
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK