Conta Loios

autarquias

A um passo dos 100% no tratamento de águas residuais
Obras de ligação à ETAR do Seixal decorrem a grande velocidade

A um passo dos 100% no tratamento de águas residuais<br>
Obras de ligação à ETAR do Seixal decorrem a grande velocidade Decorrem no Seixal as obras dos sistemas de drenagem e elevatórios, para a construção das infra-estruturas de saneamento – interceptores, emissários, condutas, estações elevatórias – que vão encaminhar as águas residuais para a nova ETAR do Seixal.

Esta infra-estrutura de grande dimensão e que irá completar o sistema de tratamento de águas residuais do concelho situa-se nos antigos terrenos da Siderurgia Nacional e encontra-se em fase inicial da obra.

As obras de infra-estruturas decorrem em vários locais, sendo que algumas implicam já condicionamento de trânsito.

Nova ETAR do Seixal

A obra da nova ETAR do Seixal, com um investimento de 12,5 milhões de euros, vai integrar a rede de ETAR já existentes, permitindo que o índice de tratamento de águas residuais no concelho do Seixal atinja os 100 %. Será instalada junto à zona industrial da Siderurgia, na Freguesia da Aldeia de Paio Pires, e terá capacidade para servir 155 mil habitantes equivalentes e tratar um caudal de ponta máximo de 100 l/s. O nível de tratamento será secundário com desinfecção, sendo efectuada a recuperação energética do biogás produzido no tratamento de lamas. Terá uma linha para produção de água com vista à sua reutilização como água de serviço na ETAR e um sistema de desodorização.

Plano Geral de Saneamento do Município do Seixal

A Câmara Municipal implementou, a partir de 1987, um Plano Geral de Saneamento, onde foram definidas as soluções para a intercepção, tratamento e destino final das águas residuais domésticas e industriais. Até 2003, ano da construção da empresa pública Simarsul – Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, S.A., a autarquia dotou o município com uma vasta rede de infra-estruturas de saneamento, assegurando a cobertura do concelho na recolha de águas residuais.

Aquando da integração do Município do Seixal na Simarsul, este já dispunha de 29 interceptores/emissários, 7 Estações Elevatórias, 7 Condutas Elevatórias e 3 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) – Fernão Ferro, Cucena e Quinta da Bomba.

4.8.2008 - 12:04

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.