autarquias

Montijo autarquia distinguida no Distrito de Setúbal
Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue 37 municípios portugueses

Montijo autarquia distinguida no Distrito de Setúbal<br>
Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue 37 municípios portugueses São revelados os trinta e sete municípios portugueses distinguidos com o título "Autarquia + Familiarmente Responsável 2013". Nesta 5ª edição elevam-se para 25 os municípios que são distinguidos pelo terceiro ano consecutivo.

A cada município vencedor irá ser entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2013» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 06 de Novembro, pelas 17h no Auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra.

Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional ao qual responderam 98 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: 1. apoio à maternidade e paternidade; 2. apoio às famílias com necessidades especiais; 3. serviços básicos; 4. educação e formação; 5. habitação e urbanismo; 6. transportes; 7. saúde; 8. cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9. cooperação, relações institucionais e participação social; 10. outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.
A cada município vencedor irá ser entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2013» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 06 de Novembro, pelas 17h no Auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra.
“Este prémio tem como principal objectivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família.” Afirma Teresa Ribeiro Membro do Observatório. “De acordo com os testemunhos dos municípios aderentes, esta iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias”. Acrescenta Teresa Ribeiro

Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.

AUTARQUIAS VENCEDORAS 2013:

Câmara Municipal da Lousã
Câmara Municipal de Abrantes
Câmara Municipal de Águeda*
Câmara Municipal de Amadora
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo*
Câmara Municipal de Cantanhede*
Câmara Municipal de Cascais*
Câmara Municipal de Castro Marim
Câmara Municipal de Coimbra*
Câmara Municipal de Estarreja*
Câmara Municipal de Évora*
Câmara Municipal de Faro*
Câmara Municipal de Funchal*
Câmara Municipal de Gouveia
Câmara Municipal de Guarda*
Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Loures
Câmara Municipal de Mação
Câmara Municipal de Mértola*
Câmara Municipal de Miranda do Corvo*
Câmara Municipal de Montijo*
Câmara Municipal de Oeiras*
Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso*
Câmara Municipal de Praia da Vitória
Câmara Municipal de Santarém*
Câmara Municipal de Seia*
Câmara Municipal de Sintra*
Câmara Municipal de Torres Novas*
Câmara Municipal de Torres Vedras*
Câmara Municipal de Vieira do Minho
Câmara Municipal de Vila de Rei*
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António*
Câmara Municipal de Vila Real*
Câmara Municipal do Fundão*
Câmara Municipal Vila Franca de Xira

*Autarquias que são distinguidas com menção honrosa, por receberem o prémio por três ou mais anos consecutivos.

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família. Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR - Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes. Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 5ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».

26.9.2013 - 15:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.