Conta Loios

postais

Aeroporto na BA6 no Montijo
Câmara do Barreiro ainda não se pronunciou

Aeroporto na BA6 no Montijo<br>
Câmara do Barreiro ainda não se pronunciou . Ligação Barreiro Montijo está negociada, refere Rui Lopo

Se avançar o Aeroporto na BA6, no Montijo, Frederico Rosa, considera que pode ser um contributo para desenvolver os territórios da Baía do Tejo e sublinha que deve ser equacionada a ligação Barreiro – Montijo.

No período de intervenção do público, na última reunião da Câmara Municipal do Barreiro, José Encarnação, da «Plataforma Cívica Aeroporto BA 6 - Montijo Não», referiu que no sábado foi realizada uma Marcha que envolveu algumas centenas de pessoas com o objectivo de chamar à atenção dos problemas que podem afectar a população se o aeroporto for instalado na Base Aéra do Montijo.
José Encarnação, sublinhou que foi endereçado um convite à Câmara Municipal do Barreiro e Juntas de Freguesia, estas ainda acusaram a recepção do oficio, agora a Câmara Municipio do Barreiro – “nem um obrigado”.

Reunião com a Assembleia já a fizemos

O membro da Plataforma Civíca, no final da sua intervenção, procedeu à entrega da Resolução aprovada no final da Marcha.
Por outro lado, sublinhou que a «Plataforma Civica» endereçou, em 22 de Junho, um convite de reunião com Câmara Municipal do Barreiro e com a Assembleia Municipal do Barreiro.
“A reunião com a Assembleia já a fizemos”, disse, no entanto da parte da CMB não receberam qualquer resposta.
Sobre a reunião, Frederico Rosa, expressou a disponibilidade de marcar a reunião, disse, ter tido conhecimento da reunião realizada com a Assembleia Municipal e, até, ter conversado com o Presidente da AMB, sobre estar presente na mesma reunião.

Barreiro não se abotoou com nada

Na reunião foi referido, que com o eventual avanço do Portela + 1, no Montijo, consta que a Câmara Municipal do Montijo já recebeu ou vai receber – já se abotoou com 15 milhões para acessibilidades.
“Nós que vamos levar com o lixo, vamos receber o quê?”, interrogaram.
Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que a Câmara do Barreiro – “não se abotoou com nada”.
O autarca referiu que a autarquia ainda não se pronunciou sobre o aeroporto na BA6 no Montijo – “há de se pronunciar”.
Quanto à sua opinião pessoal sobre o assunto, salvaguarda a sua posição, para quando conhecer o estudo, até lá, disse – “reservo-me”.

Ligação Barreiro – Montijo

Frederico Rosa, sublinhou que se o projecto Portela +1 avançar com o aeroporto no Montijo, considera que deve ser pensada a mais valia do projecto para a criação de emprego e que o mesmo pode ser um contributo para desenvolver os territórios da Baía do Tejo.
Considerou ainda que deve ser equacionada a ligação Barreiro – Montijo.

Ligação Barreiro Montijo está negociada

Entretanto, no decorrer da reunião, Rui Lopo, vereador eleito da CDU, salientou que ultimamente tem sido colocado o foco na ligação Barreiro - Montijo.
O autarca esclareceu que esta ligação está de há muito negociada, e referiu a data de 17 de Junho de 2017.

Resolução

Divulgamos o texto integral da Resolução que foi entregue pela Plataforma Cívica à Câmara Municipal do Barreiro:

RESOLUÇÃO

AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR
NÃO QUEREMOS O AEROPORTO NA BASE AÉREA DO MONTIJO

Nós, mães e pais, filhos e filhas, avós e avôs, cidadãos no pleno uso dos seus direitos de cidadania, defensores dos valores da vida e de um ambiente sustentável, estamos preocupados com as nossas vidas e as dos nossos filhos e netos face à possibilidade de vir a ser usada a Base Aérea do Montijo para aí ser instalada uma infraestrutura aeroportuária complementar ao Aeroporto de Lisboa.

Defendemos que Portugal precisa de um novo e moderno Aeroporto, que seja uma placa giratória internacional mas que se integre no quadro de um desenvolvimento sustentado.

Aceitamos que o turismo dá um forte e importante contributo para a economia mas que isso não pode pôr em causa o desenvolvimento das restantes atividades económicas nem colocar em causa o bem-estar, saúde e tranquilidade dos cidadãos e, particularmente, das nossas crianças e jovens.

Compreendemos e desejamos que Portugal cresça e se desenvolva em benefício de todos. E no todos incluímos as aves que nos rodeiam e os peixes que existem no nosso rio Tejo. Por isso dizemos que a vinda dos aviões civis para a Base Aérea do Montijo irá constituir uma grave ameaça ao ambiente e à segurança e saúde de todos.

Queremos que os nossos filhos na sua vida escolar tenham a tranquilidade suficiente para estudar sem ter que suportar o tremendo ruído de centenas de aviões a sobrevoarem as suas cabeças todos os dias.

Prezamos a saúde e ninguém nos pode dar lições sobre o que significou, durante dezenas de anos, estarmos sujeitos à poluição atmosférica e não só.
Queremos que os doentes, no Centro Hospitalar Barreiro Montijo e nas Unidades de Saúde, possam ser tratados sem ter que suportar o barulho e a poluição atmosférica dos aviões que se dirijam ou partam do Montijo.

Queremos poder dormir descansados nas nossas casas que, em grande parte, não estão preparadas para suportar os impactos dos aviões civis. Não fomos nós que viemos para cá sem saber o que nos esperava, vão ser os aviões que vêm perturbar as nossas vidas.

Porque somos cidadãos sensatos, que conhecem na pele os sacrifícios, entendemos que o possível uso da Base Aérea do Montijo para instalar um terminal aeroportuário será dinheiro mal gasto. A BA6 para além de não ter condições para crescer, rapidamente ficará saturado pelo que nunca será uma verdadeira solução nem trará o desenvolvimento e emprego significativo à região que alguns propagandeiam.

Defendemos que se avance com uma verdadeira solução como é o caso da construção faseada de um novo Aeroporto em terrenos públicos no Campo de Tiro de Alcochete.

Afirmamos que esta solução é aquela que, ambiental e economicamente, é a que melhor serve o país e o seu desenvolvimento.

Não aceitamos ser penalizados pela incúria e inércia dos que devem tomar as decisões a tempo e horas. Mais, consideramos que não há razões para usarem mal o nosso dinheiro e os recursos do país.

É por estas simples razões e por muitas outras que estamos hoje aqui afirmando que continuaremos a lutar por aquilo que achamos justo.

Dizemos Não à escolha da Base Aérea do Montijo.

Baixa da Banheira 29 de Setembro de 2018

05.10.2018 - 21:09

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.