Conta Loios

postais

Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira
Setúbal conquista dois lugares no podium

Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira<br />
Setúbal conquista dois lugares no podium<br />
A Festa do Basquetebol Juvenil encerra hoje em Albufeira, com a disputa das finais e entrega de prémios.
As selecções de Setúbal conquistaram dois lugares no podium, com os Sub 14 masculinos, e, os Sub 14 Femininos, a classificarem-se no 3º lugar.

Os Sub 16 femininos obtiveram o 8º lugar, e os Sub 16 Masculinos conquistaram o 5º lugar.
Registe-se que neste que é o maior evento do basquetebol juvenil que anualmente se realiza em Portugal, estiveram presentes 72 selecções, que representaram 18 associações.
A Associação de Basquetebol de Setúbal, contou com a participação de 48 atletas, 8 técnicos, 8 dirigentes, 10 árbitros e 4 delegados de estatísticas, num total 78 representantes.
Marcam presença atletas do Barreiro – Galitos, Barreirense e GDESSA- , de Almada- BAC, de Setúbal – Scalipus; do Seixal – SFC.

“Esta festa é um momento alto do basquetebol ao nível nacional. Este é o momento que serve para cada selecção fazer uma avaliação do trabalho realizado ao longo da época desportiva”, sublinhou ao jornal Rostos, Armindo Pereira, presidente da Associação de Basquetebol de Setúbal.
Recorda que esta troca de experiência entre atletas de diferentes regiões do país, proporciona que os atletas de zonas onde o nível de competição é menor, trocarem experiência com os atletas mais rodados ao nível da competição – “isto é um enriquecimento e uma aprendizagem que proporciona evolução”.

Armindo Pereira, salienta a importância desta Festa do Basquetebol Juvenil, na formação dos atletas e no desenvolvimento da cultura do basquetebol com a ligação às famílias e no desenvolvimento da amizade, quer entre atletas, quer entre técnicos ou dirigentes.
“Esta festa envolve cerca de 900 atletas, 450 masculinos e 450 femininos. É uma referência anual para a modalidade”, sublinha.
Recorda que há atletas que participam na festa ao longo de três épocas e, depois, nos anos seguintes continuam a marcar presença, pelo convívio, pelo reencontro de amigos.

Os dias 11 a 16 de Abril, em Albufeira, nesta 13ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, o basquetebol animou a região, dando um importante contributo económico, pois mobilizou milhares de pessoas de vários pontos do país, que viveram uma pausa e partilharam a festa do basquetebol, com uma ambiente sempre ao rubro nas bancadas de 6 pavilhões
“Acredito que todos os atletas saem desta festa, como melhores jogadores e, aqui, partilha amizade e aprendem a estar em equipa uns com os outros2, sublinha Armindo Pereira.
“Para os técnicos esta também é uma oportunidade para observarem e ver nascer novos valores”, acrescenta.

Merecidamente a Festa do Basquetebol Juvenil é reconhecida como o maior evento de desporto federado juvenil que se realiza em Portugal.

16.04.2019 - 02:14

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.