Conta Loios

postais

Barreiro - Acontecimento da Semana
«Polidesportivo da Avenida da Praia» ou «Wall4sports»
. Um equipamento cosmopolita e moderno

Barreiro - Acontecimento da Semana<br />
«Polidesportivo da Avenida da Praia» ou «Wall4sports»<br />
. Um equipamento cosmopolita e moderno<br />
Foi inaugurado, com pompa e circunstância, o novo «Polidesportivo da Avenida da Praia» um equipamento moderno, que contribui para valorizar a paisagem e tem novas funcionalidades.

Em primeiro lugar sublinho que gosto do novo equipamento, principalmente pelo seu contributo estético que valoriza a zona verde e a frente ribeirinha. Não gosto de ver aquela proliferação de logotipos da União de Freguesias nos vidros, acho que são ruídos que estão ali a quebrar a visão. Não se percebe a necessidade.

Um dos aspectos que mais valorizo é o conjunto dedicado aos praticantes de street workout, que já são bastantes no concelho do Barreiro e, até, na região. É um bom aproveitamento.
As tabelas exteriores de basquetebol, tenho verificado, já há algum tempo, mesmo antes da cerimónia inaugural, junta famílias, a praticar, por vezes, nas conversas, nota-se que são pais que praticaram a modalidade e que, agora, aproveitam para conviver com os filhos. Portanto, também nota positiva.

O interior parece confortável. Ouvi uns comentários sobre as características do piso que não será o mais aconselhável para a prática do basquetebol, pois a bola não ressalta. Apenas registo.

De referir que o novo Polidesportivo da Avenida Bento Gonçalves, foi um projecto dinamizado pela União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, correspondendo a um investimento superior a 85 mil euros.
Gabriela Guerreiro, tem razões para estar feliz com este projecto, sente-se que está a vivê-lo com intensidade e, que é, assim, como um “menino de olhos de oiro”.
Registe-se que o novo espaço desportivo proporciona a prática em simultâneo diferentes modalidades desportivas, por exemplo, com a existência de tabelas permite o basket (3x3), a pista de sprint de Atletismo ou o equipamento de street workout.
O facto de estar enquadrado e protegido do vento por vidro temperado, proporciona a fruição da paisagem sobre o rio Tejo.
Considero, que este projecto é um contributo para a requalificação e modernização do Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita.
O «Wall4sports», assim é desigando - também já escutei alguns comentários sobre as razões de ser utilizado um anglicismo. Não comento. São opções. Valem o que valem, criticar ou ironizar, nada adianta, que seja – Wall4sports.

Sabe-se que o novo equipamento desportivo, durante a semana, tal como já acontecia com o anterior polidesportivo, é utlizado para aulas de educação física, pela Escola Secundária Alfredo da Silva, tendo sido assinado um protocolo.
Igualmente foram assinados protocolos com o Grupo Dadores de Sangue do Barreiro, e também com o Grupo Desportivo do Barreiro.

Gabriela Guerreiro, Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, no decorrer da cerimónia inaugural do novo Espaço Desportivo da Avenida da Praia, recordou que o anterior equipamento apresentava riscos iminentes de derrocada, facto que motivou a decisão de avançar com a concretização deste novo equipamento. Registe-se.
Não entendo, nem nunca entenderei, a necessidade de serem tecidas criticas, veladas sobre desleixo de outros, para justificar ou valorizar decisões.

Está ali um novo e moderno espaço, repito, esteticamente gosto, valoriza a paisagem, dá um ar de cosmopolita e de modernidade.
Até ver parece que é funcional, mas, isso, de facto, sé o futuro confirmará. Certamente um dia será feita a avaliação, com números, de custos de manutenção e utilizadores. Só então será possível avaliar o custo-benefício.
Para já tudo o que for criticado ironicamente, ou o que for híper valorizado, pomposamente, são meras posições de circunstância.
Talvez, porque não, projectar para os próximos anos, outro investimento, no mesmo local, colocando uma cobertura, de forma a permitir a utilização em todas as condições atmosféricas. Vi no catálogo da empresa responsável do projecto soluções que, parece, enquadram-se perfeitamente na paisagem, Fica a sugestão.

Os parabéns à União de Freguesias do Barreiro e Lavradio –acreditou, apostou e construiu.
Dou nota positiva e registo, sem dúvida, merece o registo do «acontecimento da semana».

S.P.

13.05.2019 - 21:02

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.