Conta Loios

postais

Barreiro - Festival Internacional de Bonecos do Piauí no Brasil
Robertos de Santa Bárbara representam Portugal

Barreiro - Festival Internacional de Bonecos do Piauí no Brasil<br />
Robertos de Santa Bárbara representam Portugal<br />
No próximo mês de Junho, nos dias 10 a 15, vai realizar-se o 3º Festival Internacional de Bonecos do Piauí, no Brasil, com a participação de ‘bonecreiros” da Argentina, Chile, Brasil e Portugal.

Vítor Santa Bárbara, do Barreiro, com os Robertos de Santa Bárbara vai representar Portugal, neste evento internacional.

Vítor Santa Bárbara, nasceu em Cascais, vive há cerca de oito anos no Lavradio, concelho do Barreiro, exerce a sua actividade profissional no concelho do Seixal, e dedica-se nos seus tempos livres a manter viva uma tradição que herdou de seu pai – a arte das marionetas – sendo um dos onze que em Portugal se dedica a esta arte popular, e, como ele diz – “sou o mais genuíno e o mais antigo”.

Vítor Santa Bárbara, é um dos onze marionetistas que continua a manter viva a tradição do Teatro de Marionteas, uma arte que está um pouco espalhada pela Europa, em Espanha, Itália ou Alemanha.
Pode dizer-se que é o único marionetista que herdou esta tradição por via familiar, de seu pai João Santa Bárbara ( que residiu na Baixa da Banheira, concelho da Moita), que por sua vez, também herdou a arte de seu sogro uma das figuras míticas dos pavilhões das feiras, nos anos 40, o Mestre Manuel do Rosado.

Vítor Santa Bárbara continuou a seguir o ofício que herdou de seu pai, e mantém-se activo desde 1983. Em Portugal são poucos os que mantêm viva esta tradição – onze no total.

Vítor Santa Bárbara foi um dos participantes no 1º Encontro Internacional de Marionetas que decorreu em Montemor-oNovo , na Maratona de Marionetas em Lisboa, e representou Portugal, no Brasil, no 5º Encontro de Manulengos de S. Paulo, assim como no Encontro de Guarulhos ( manulengos são as marionetas típicas do Brasil).

Este ano, de 2019, foi o escolhido para representar Portugal no Festival Internacional de Bonecos do Piauí, no Brasil.

O jornal «Rostos» tem colaborado com Vítor Santa Bárbara, na divulgação do seu trabalho, reconhecendo que esta é uma tradição popular, que tem condições, com o talento do Vítor, de se tornar uma referência para o concelho do Barreiro.

28.05.2019 - 18:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.