Conta Loios

postais

Temos de conseguir mobilizar a juventude para o voluntariado nos bombeiros
Corporações do Barreiro apostam na formação continua dos seus elementos

Temos de conseguir mobilizar a juventude para o voluntariado nos bombeiros <br>
Corporações do Barreiro apostam na formação continua dos seus elementos . Temos de evoluir para uma proteção civil integrada

. A CMB e o SMPC que ao longo destes 6 anos que tenho como Comandante, evoluíram para uma postura mais ativa e bem mais próxima das duas corporações.

"Pensando na colaboração entre corporações na componente dos teatros de operação reais. Aproveitando os meios existentes no concelho para os rentabilizar respeitando sempre a identidade própria de cada um.", sublinhou Acácio Coelho, comandante dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, no Dia do Bombeiro.

Divulgamos a intervenção do Comandante Acácio Coelho, dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, no decorrer da sessão das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro do Barreiro, realizada no dia 8 de Junho, no Largo do Mercado 1º de Maio.

Intervenção de Acácio Coelho - Comandante
AHBV Sul e Sueste - Barreiro


Quero começar este breve discurso solicitando a todos uma grande salva de palmas a todos os nossos bombeiros pelo esforço dedicação e capacidade de superação.

Estamos disponíveis 24 horas por dia 7 dias por semana e 365 dias por ano, mas existem momentos (muitas vezes fazes) que só corpos de bombeiros com muito moral e motivação e vontade de ajudar o próximo conseguem cumprir com todas as solicitações.

O final do mês passado foi um desse momentos dedicado a um exercício internacional mas mantendo toda a capacidade operacional e toda a outra envolvente dos corpos de bombeiros, o sul e sueste teve nestes dias 90% do corpo ativo em serviço permitindo uma prontidão total mostrando a vitalidade e a vontade de ser parte da solução e nunca o problema.
Para atingir este moral e esta dedicação o bombeiro deve ser reconhecido pela sua capacidade e dedicação, e assim o Comando tem que fornecer as ferramentas necessárias, para que quer ao nível de formação continua, quer melhoramento e modernizando os equipamentos disponibilizados, bem como as condicionantes físicas do quartel, para que o bombeiro que está ausente de casa se sinta como se lá estivesse.

Podemos sempre fazer melhor este ano investimos na formação especializada em Flashover flashfire e incêndios de gaz e hidrocarbonetos, por isso enviámos 8 bombeiros ao centro de formação dos Açores na ilha terceira, formação especializada graças ao intercambio com os bombeiros de Angra do Heroísmo. Enviamos a nossa equipa de primeira intervenção o adjunto de comando mais um sub chefe que está sempre disponível quando o serviço aperta e o bombeiro com mais horas de voluntario em 2018.

Capacitando o corpo de bombeiros de uma maior experiencia em situações mais complexas que possam ocorrer no Barreiro.
A motivação é sempre uma componente importante no funcionamento dos Bombeiros pelo que:
As participações internacionais, como a que acabámos de efetuar o mês passado a convite pela 5ª vez da APRAT em Valência.
No XV encontro nacional de acidentes de trafico, representando o Barreiro e Portugal, são sempre um motivo de união e orgulho para todos.

Também a participação no Campeonato Nacional de Desencarceramento na ilha terceira foi mais um momento alto de representação do nosso corpo de bombeiros e consequentemente do Barreiro.
Partindo para a parte operacional e na linha do que temos feito nos últimos anos mantemos a aposta na formação de TAS atingindo os 40 elementos com esta função, pois temos uma responsabilidade acrescida desde 13 de Maio de 2019 somos um Posto PEM uma luta de anos e finalmente conquistada com o esforço de todos aqueles que durante inúmeros serviços ambicionavam ter uma amarela no quartel.

Felizmente no ano transato só tivemos um grande incendio florestal Monchique mas como sempre tivemos um empenhamento de relevo com equipas e elementos de comando.
Tambem temos mais Duas novas formações na Extensão Universitária em Emergência e proteção civil, para dois bombeiros de 2ª.

Sempre em prejuízo da vida familiar, e muitas vezes profissional acumulando o emprego com o voluntariado.

Este sentimento de ajudar os outros, também tem os seus riscos pois, moralmente estamos sempre sob escrutínio. Pelo que o nosso comportamento individual contribui em muito para a imagem de grupo quer a nível local, distrital, nacional.
Nunca esquecer que comportamento individual tem que obedecer a regras.

Essas regras comportamentais são da responsabilidade dos elementos do Comando implementar, pois são eles os responsáveis pelo bom ou mau desempenho dos homens e mulheres sob a sua responsabilidade.
Pensando na colaboração entre corporações na componente dos teatros de operação reais.
Aproveitando os meios existentes no concelho para os rentabilizar respeitando sempre a identidade própria de cada um.
Dignificando o sentido de classe e camaradagem, evitando situações ambíguas, por muitos chamada de “concorrência desleal”, rivalidades que vem do passado e que no atual contexto não fazem o mínimo sentido.

Sim porque com o esforço dos Comandos e direções as corporações do Barreiro apostam na formação continua dos seus elementos o que permite afirmar que dispomos de elementos capacitados nas diversa áreas operacionais.
Bem servindo a população Barreirense e permitindo dormir com a consciência tranquila do serviço efetivamente prestado.

NO futuro:
Temos de conseguir mobilizar a juventude para o voluntariado nos bombeiros todos sabemos que o curso é longo e que muitas vezes desmotiva as pessoas, mas temos de investir mais se queremos ter futuro.
Também a CMB e o SMPC que ao longo destes 6 anos que tenho como Comandante, evoluíram para uma postura mais ativa e bem mais próxima das duas corporações.
Mas, temos de evoluir para uma proteção civil integrada, Ensinando no presente, iremos obter resultados no futuro “sempre prevenir e nunca reagir”.

Um Exemplo o levantamento continuo das condições operacionais dos hidrantes da respetiva área de atuação, enviando os respetivos relatórios operacionais para o SMPC, de maneira a que de maneira expedita, os serviços camarários intervenham e reponham as condições naturais.
São estes pormenores que contribuem para que no futuro possamos tomar decisões que constituem um paradigma de evolução para a próxima dimensão.
O reconhecimento do tempo passado ao serviço dos Barreirenses foi hoje recompensado com a atribuição de medalhas mais que merecidas
A todos os nossos parabéns e que mantenham vivo o espirito Bombeiro para receberem as próximas.
Espero que no futuro continuemos a cooperação e a entreajuda para tornar o Barreiro mais seguro

Lembrando:
Sozinhos vamos mais depressa juntos chegamos mais longe.
cumprindo o lema VIDA POR VIDA

Acácio Coelho
Comandante
AHBV Sul e Sueste - Barreiro

10.06.2019 - 16:58

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.