Conta Loios

postais

Barreiro - Monumento à Pedra lascada na Urbanização dos Loios
Pode colocar o concelho do Barreiro no mapa da arte neolítica.

Barreiro  - Monumento à Pedra lascada na Urbanização dos Loios <br>
Pode colocar o concelho do Barreiro no mapa da arte neolítica.A chamada Revolução Neolítica, está inscrita no território do concelho do Barreiro, no Bico da Passadeira, na praia da Barra-a-Barra, local onde se registou o primeiro lugar de vivência sedentária na foz do estuário do Tejo, sendo por essa razão, geo-referenciado ao nível europeu.

A existência de elemento de Arte Urbana, na Praceta José Domingos dos Santos, no Lavradio, tem despertado a curiosidade, pelas suas características arquitectónicas.
Sabe –se agora que aquela arte urbana é um memorial ao Paleolítico, um período da pré-história no qual começaram a ser produzidos os primeiros artefactos em pedra lascada, daí esse período ser conhecido por Idade da Pedra Lascada.

A chamada Revolução Neolítica, está inscrita no território do concelho do Barreiro, no Bico da Passadeira, na praia da Barra-a-Barra, local onde se registou o primeiro lugar de vivência sedentária na foz do estuário do Tejo, sendo por essa razão, geo referenciado ao nível europeu.

A existência deste monumento da Pedra lascada na Urbanização dos Loios pode, desta forma, contribuir para colocar o concelho do Barreiro no mapa da arte neolítica.
Pode mesmo iniciar-se a produção de porta chaves a partir de lascas de pedra e outros elementos tendo este artefacto como referência criativa.
De referir que o monumento da Pedra Lascada, é uma herança da gestão CDU, que achou por bem manter por vários anos, como elemento identitário da história da comunidade.
Agora a gestão PS, em quase mais dois anos, em continuidade com o que aconteceu na gestão CDU, considera que o monumento não deve ser deslocalizado, até porque, o mesmo dá uma dimensão cosmopolita à Urbanização.
Fica o registo e uma nota para que nos roteiros de arte urbana do concelho do Barreiro, não se continue a discriminar este elemento arquitectónico, um dos poucos existentes na AML do período da Pedra Lascada.

S.P.

VER FOTOS
https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156263510502681

05.07.2019 - 15:22

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.