Conta Loios

postais

Alunos da Escola de Casquilhos evocam Leonardo da Vinci
«Com esta exposição colocámos o Barreiro ao lado de todas as cidades europeias»

Alunos da Escola de Casquilhos evocam Leonardo da Vinci<br />
«Com esta exposição colocámos o Barreiro ao lado de todas as cidades europeias»A exposição «Leonardo da Vinci – 1452-1519, evocação de 500 anos após a sua morte», foi inaugurada ontem à tarde, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Com esta exposição colocámos o Barreiro ao lado de todas as cidades europeias, onde esta efeméride foi celebrada, sublinhou Paulo Nunes.

Leonardo da Vinci, deixou um legado de mais de 4.000 desenhos, técnica que utilizou como meio de atingir o conhecimento, sendo os olhos o instrumento e o desenho o meio.
No seu Tratado de Pintura, publicado em 1498, Leonardo da Vinci, teoriza que o desenho é como “cosa mentale”, um processo intelectual, é referido no catálogo da exposição «Leonardo da Vinci – 1452-1519, evocação de 500 anos após a sua morte», inaugurada ontem à tarde, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, com a presença dos alunos, amigos e familiares, assim como Sara Ferreira, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área da Educação.

Criações exploram desenhos de Leonardo da Vinci

Os alunos de Artes Visuais do 12º ano, Turma E, da Escola Secundária de Casquilhos, desta forma, associaram-se às comemorações dos 500 anos após a sua morte que decorreram em várias cidades europeias.
São mais de duas dezenas de trabalhos patentes na exposição, são todos eles criações dos alunos através da exploração dos desenhos da obra de Leonardo da Vinci, através dos quais estuou o corpo humano e natureza.

Não podíamos ficar alheios à celebração

Paulo Nunes, professor da Escola Secundária de Casquilhos, que coordenou este projecto, referiu ao jornal ‘Rostos’ que sendo nós uma Escola de Artes, não podíamos ficar alheios à celebração dos 500 anos de Leonardo da Vinci.
Com esta exposição colocámos o Barreiro ao lado de todas as cidades europeias, onde esta efeméride foi celebrada, sublinhou.

Um dos maiores génios da História.

Leonardo da Vinci é considerado universalmente um dos maiores génios da História. Distribuindo o seu talento pelas letras, pelas ciências e pelas artes, Leonardo foi dotado de uma capacidade inventiva sem precedentes, de uma curiosidade insaciável e de uma criatividade quase infinita. Melhor do que qualquer outra personalidade da sua época, este artista florentino personificou o “Homem do Renascimento”, o espírito do humanista, destacando-se como matemático, cientista, astrónomo, botânico, filósofo, pintor, arquiteto, poeta e músico, entre outras áreas do conhecimento e da criação.

Uma exposição a não perder. Visite!

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156278875467681

13.07.2019 - 00:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.