Conta Loios

postais

Nova Esquadra da Policia de Segurança Pública no Barreiro Velho
Ou há acordo com empreiteiro de substituição ou avança para novo Concurso

Nova Esquadra da Policia de Segurança Pública no Barreiro Velho<br />
Ou há acordo com empreiteiro de substituição ou avança para novo ConcursoRui Braga, vereador da Câmara Municipal do Barreiro, responsável por este projecto, hoje, em breve diálogo com o jornal «Rostos« sublinhou espera para muito breve a tomada de uma decisão sobre o actual estado do processo.

O autarca salienta que esta situação tem que ficar resolvida, ou se chega a um acordo com o empreiteiro de substituição, ou rescinde-se e avança-se para um novo Concurso.

Foi um processo que teve o seu iniciado nos governos PSD/CDS, passou para o governo PS, ainda na gestão autárquica liderada pela CDU e passou para a nova gestão autárquica liderada pelo PS.
Por vezes, até já parecia que a concretização deste projecto de ver nascer uma Esquadra da Policia, no coração do Barreiro Velho, era uma mera ilusão.
Um longo percurso que remonta ao ano 2015, com a aprovação do Contrato de Comodato entre o município do Barreiro e a Policia de Segurança Pública, visando a instalação da 5ª Esquadra da PSP, nas instalações do antigo «Café Barreiro».

Visitas de Secretários de Estado e Ministros

Pelo Barreiro e pelo local, passaram Secretários de Estado e Ministros, anunciando, protocolando. Foram deputados do PSD e do PS a erguer o processo como bandeira das suas influências.
A Câmara Municipal do Barreiro assinou no dia 23 de maio de 2018, com a empresa adjudicatária, o Auto de Consignação da obra do Café Barreiro para instalação da 5ª esquadra da PSP, numa iniciativa, que decorreu nos Paços do Concelho, com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Ena circunstância o Ministro da Administração Interna, salientou que esta obra “é muito importante para o Barreiro e para a estratégia de segurança adoptada pelo MAI”.
As obras avançaram. Mas, coisas da vida as obras pararam e estão paradas. Passou mais de um ano. Por esta altura a esquadra deveria estar a ser inaugurada, ou já a funcionar.

Obra é para avançar

Rui Braga, vereador da Câmara Municipal do Barreiro, responsável por este projecto, hoje, em breve diálogo com o jornal «Rostos« sublinhou espera para muito breve a tomada de uma decisão sobre o actual estado do processo.
Referiu que o Ministro da Administração Interna tem sido informado e acompanha o processo e mantém a decisão que esta obra deve avançar, e, é para concretizar.

Reiniciar a obra com um empreiteiro de substituição

Rui Braga, esclareceu que o empreiteiro a quem a obra foi adjudicada ficou com problemas financeiros e sem capacidade de continuar com a obra.
Neste caso, sublinha o autarca, ou rescindia-se o Contrato e abria-se um novo concurso, solução que arrastaria a conclusão da obra, ou reiniciava-se a obra com um empreiteiro de substituição, seria outra empresa que teria que aceitar as condições do contrato em vigor.
“Foi dado esse passo”, sublinha Rui Braga, no entanto, salienta que o orçamento da obra previa uns preços, que, com as alterações que se registam no mercado da construção civil, há um aumento de preços dos materiais.

Se rescindir avança-se para um novo Concurso

É nesta fase que estamos de “encontrar uma solução para esta situação”, salienta o Vereador do Planeamento.
O autarca salienta que esta situação tem que ficar resolvida, ou se chega a um acordo com o empreiteiro de substituição, ou rescinde-se e avança-se para um novo Concurso – “é cair e voltar ao principio, ma esta obra tem que avançar”, refere Rui Braga.
Sublinha que na próxima semana poderá já existir uma decisão sobre a matéria. Se avançar o acordo com o novo empreiteiro dentro de seis meses a obra está concluída, se for aberto um novo Concurso, a obra só deverá arrancar dentro de um ano.
“Estamos a fazer todos os esforços para a obra não cair”, refere Rui Braga.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156299171817681

22.07.2019 - 13:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.