Conta Loios

postais

Barreiro - Classificação da Praia de Alburrica como praia fluvial do Rio Tejo
Autarquia vai apresentar candidatura à APA

Barreiro - Classificação da Praia de Alburrica como praia fluvial do Rio Tejo<br>
Autarquia vai apresentar candidatura à APA                  <br>
. Milhares de pessoas na Praia de Alburrica, Praia da Quinta Braamcamp e Praia do Mexilhoeiro

João Pintassilgo, vice presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu ao jornal «Rostos» que existem condições para ser apresentada na APA – Agência Portuguesa de Ambiente, a candidatura para que a Praia de Alburrica possa ser classificada a partir de 2020, como praia fluvial do Tejo.

Numa reunião da Assembleia Municipal do Barreiro o municipe António Cabrita interrogou sobre o estado da avaliação das análises feitas regularmente, nos últimos anos, sobre a qualidade da água do Rio Tejo, nas praias fluviais do Rio Tejo, que tocam nas margens do concelho do Barreiro.
Em contacto com o vice presidente da Câmara Municipal do Barreiro, João Pintassilgo, responsável pela área das águas e saneamento, fomos informados que nos últimos quatro anos, foram efectuadas análises periódicas, de acordo com a legislação nas águas da praias desde a Praia da Copacabana, em Santo André, até à Praia do Mexilhoeiro, no Barreiro.

Análises registaram parâmetros globalmente positivos

Segundo João Pintassilgo, neste período tem vindo a registou-se uma melhoria significativa da qualidade das águas, com resultados positivos em todas as praias fluviais do concelho do Barreiro.
Mas, apenas na Praia de Alburrica, na zona entre os moinhos e o Bar do Bento, as análises registaram parâmetros globalmente positivos, nos registos ao longo dos últimos quatro anos, salientou João Pintassilgo.
O autarca referiu que, existem condições para que possa ser apresentada na APA – Agência Portuguesa de Ambiente, a candidatura para que a Praia de Alburrica possa ser classificada a partir de 2020, como praia fluvial do Tejo – “nós vamos avançar com a candidatura”, disse.

Vandalismo nas novas casas de banho na Praia

João Pintassilgo, salientou que a APA, é muito exigente na atribuição da classificação de Praia Fluvial, porque tal classificação, não envolve apenas a qualidade da água, existem outras medidas que devem ser garantidas.
Sublinhou, por exemplo que, este ano, a autarquia investiu na colocação de casas de banho – “infelizmente já se registaram actos de vandalismo”, referiu o autarca.

A partir de 2020 classificação da Praia de Alburrica

O vice presidente da CMB, referiu ao jornal «Rostos» que a autarquia está a desenvolver todos os esforços para que se concretize, a partir de 2020, a classificação da Praia de Alburrica, como praia fluvial do Rio Tejo.
De referir que, hoje, dia 15 de Agosto, em pleno período de férias, estavam milhares de pessoas ao longo das margens do Rio Tejo, desde Praia de Alburrica, Praia da Quinta de Braamcamp e Praia do Mexilhoeiro, num ambiente próprio de uma zona de veraneio.
De facto, pode dizer-se, é mesmo ter uma praia, com ondas, ali dentro, bem dentro, do centro da cidade.

S.P.

15.08.2019 - 13:59

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.