Conta Loios

postais

No mais importante congresso sobre urbanismo na Europa em Veneza
Apresentado trabalho sobre o Barreiro

No mais importante congresso sobre urbanismo na Europa em Veneza<br>
Apresentado trabalho sobre o Barreiro<br>
O Barreiro esteve presente no congresso sobre urbanismo mais importante da Europa através da pesquisa do estudante de doutoramento da Universidade de Lisboa, Pablo Costa.

Em Julho deste ano foi apresentado o póster «Postindustrial landscape, vacancy and interim reuse: a scenario-elicitation experience in Barreiro, Portugal» no AESOP Annual Congress (https://www.aesop2019.eu/) em Veneza.

O congresso ocorreu na Universidade de Veneza (IUAV) entre os dias 9 e 13 de Julho sob o tema «planning for transition» e reuniu académicos e profissionais de todo o mundo que debatiam e partilhavam ideias sobre planeamento urbano contemporâneo.

O trabalho desenvolvido sobre o Barreiro foi muito bem aceite e despertou a curiosidade de muitas pessoas. Professores, investigadores e estudantes de diversas partes do mundo (Reino Unido, Itália, China, Chile, etc.) interagiram e passaram a conhecer um pouco sobre o passado industrial do Barreiro e as propostas temporárias de reuso intermédio para a actualidade. Apesar de alguns poucos trabalhos sobre a A.M.L. estarem presentes no congresso, o trabalho de Pablo Costa era o único que tratava especificamente do Barreiro.
Pablo Costa, arquitecto urbanista, estudante do doutoramento em urbanismo da universidade de Lisboa e investigador do projeto NoVOID (FCT), está a desenvolver sua tese na qual integra estudos realizados no concelho do Barreiro, nomeadamente sobre o futuro de um dos terrenos da CUF / Baía do Tejo.

Este ano, estão sendo apresentados alguns dos resultados do projeto NoVOID. Após o lançamento do livro «Ruínas e Terrenos Vagos: Explorações, Reflexões e Especulações», do seminário «Possibilidades da Cidade Perfurada», e da participação no AESOP Annual Congress, brevemente será publicado um artigo em uma revista científica de alcance internacional sobre a experiência dos inquéritos e entrevistas realizadas com moradores e utilizadores da cidade sobre o futuro do Barreiro.

24.08.2019 - 00:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.