Conta Loios

postais

Hoje foi noticia...dá para pensar Barreiro
Aviões estão a afectar «fortemente» a qualidade do ar

Hoje foi noticia...dá para pensar Barreiro<br />
Aviões estão a afectar «fortemente» a qualidade do ar<br />
O jornal «Público» divulga que investigadores mediram as partículas ultrafinas emitidas por aviões que aterram e descolam no aeroporto da Portela, em Lisboa, e concluíram que as concentrações são 18 a 26 vezes mais elevadas do que quando não há voos.

O estudo efectuado conclui que há uma “relação clara” entre os movimentos de aviões e os níveis de particulas emitidos afectando fortemente a qualidade do ar na zona enolvente ao aeroporto de Lisboa.
Refere, igualmente, que essa influência na qualidade do ar estende-se a zonas mais distantes sempre que é sobervoada por um avião, sendo 16 vezes superior em relação ao período sem voos.
O estudo desenvolvido pelo Departamento de ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação do Ambiente e Sustentabilidade sublinha que se o alargamento do aeroporto da Portela avançar, levaraá ao agravamento dos impactos ambientais ao nível da poluição atmosférica,
Os investigadores alertam que a concentração destas partículas produzem efeitos adversos na saúde.
Referem que o impacto “é dramático” porque toca no centro da cidade, onde há escolas, hospitais, centros de lazer e centros desportivos.

Fica o registo...uma noticia para pensar Barreiro!

03.09.2019 - 19:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.