Conta Loios

postais

Barreiro - «Sustentabilidade Ambiental» tema do Plano Educativo do ano lectivo
CDU considera necessário «preparar» a Municipalização da Educação

Barreiro - «Sustentabilidade Ambiental» tema do Plano Educativo do ano lectivo<br />
CDU considera necessário «preparar» a Municipalização da Educação<br />
. Escola nº 3 está a decorrer fase de entrega do novo projecto e avançar novo concurso.

Ana Soares, CDU, considera que existe ausência de debate sobre o plano estratégico de educação com a comunidade educativa.

Sara Ferreira, Vereadora da Educação, salientou que para o executivo a prioridade tem sido dinamizar medidas que contribuam para combater o insucesso escolar.

Ana Soares, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, eleita pela CDU, na reunião da autarquia, recordou que estão prestes a ser concluídos dois anos de mandato do actual executivo, e, na sua opinião a educação não tem estado na estratégia ao nível local.
A autarca da CDU salientou, ser de grande importância local a existência de uma estratégia para a Educação.
Recordou que a “municipalização anunciada” já devia ter sido motivo de debate público, com a comunidade educativa e com movimento associativo.
“A educação é ou não prioridade para este executivo?”, interrogou.
Ana Soares, referiu as aspectos relacionados com a intervenção ao nível das infraestruturas, os assuntos sociais ou a integração de imigrantes na vida da comunidade.

Investir na Educação é investir no futuro

Sara Ferreira, vereadora responsável pela área da Educação, sublinhou que o executivo faz a sua intervenção na área da Educação porque considera que investir na Educação é investir no futuro.
Recordou o investimento que tem sido feito no apetrechamento das salas de aula, em equipamento e mobiliário, porque as infraestruturas não são só as paredes.
Sublinhou a intervenção que foi realizada na escola nº 2, com a remoção do tecto de fibro cimento.
A propósito de integração de imigrantes salientou que tem sido um apoio especial de forma a apoiar na resolução dos seus problemas e fragilidades.
A autarca divulgou que o tema do Plano Educativo Municipal, no último ano lectivo foi a «Igualdade de Género», este ano será a «Sustentabilidade Ambiental».

Acompanhar e preparar a municipalização

Ana Soares, CDU, reforçou a ideia que existe ausência de debate sobre o plano estratégico do municipio com a comunidade educativa.
Defendeu a necessidade de se acompanhar e preparar a municipalização, porque é um tema que está em curso e “não há volta a dar”.
Referiu que é necessário mobilizar e debater, é importante falar sobre Educação.
Recordou que o governo está a prtomover o Plano Nacional das Artes, e, esse não passa do papel, por isso aos municipios cabe intervir.
Alertou para o atraso das obras na escola nº3, que continuam paradas, prejudicando a qualidade de aprendizagem dos alunos e as condições de trabalho dos professores.

Combater o insucesso escolar

Sara Ferreira, salientou que para o executivo a prioridade tem sido dinamizar medidas que contribuam para combater o insucesso escolar.
Sobre a municipalização da educação a autarca referiu que “estamos a trabalhar internamente”, esperando em Outubro, estar concluído um trabalho que tem vindo a ser feito em conjunto com as direcções dos agrupamentos.
Sobre as obras na escola nº 3, Sara Ferreira, sublinhou que está a decorrer a fase de entrega do novo projecto, para que possa avançar o novo concurso.

08.09.2019 - 00:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.