Conta Loios

postais

Igreja de Nª Srª do Rosário – Barreiro
Portas abertas para uma harmoniosa noite cultural

Igreja de Nª Srª do Rosário – Barreiro<br />
Portas abertas para uma harmoniosa noite cultural <br />
O concerto de canto e órgão que aconteceu na Igreja de Nª Srª do Rosário, no dia 11 de Outubro, proporcionou uma noite brilhante, com as vozes da soprano Hélia Castro e do tenor Carlos Guilherme, acompanhados pelo organista António Duarte.

A Igreja de Nª Srª do Rosário foi pequena para receber as centenas de pessoas que ocorreram para viver o concerto. Nas zonas laterais e na zona central da Igreja foram colocadas algumas dezenas de cadeiras. Um sala cheia. A Igreja de portas abertas como um espaço cultural aberto à comunidade. Escutaram-se os aplausos. Sentiu-se o calor humano invadir aquele espaço religioso da padroeira do Barreiro.

Após a sonata de abertura, pelo organista António Duarte, um nome desde a primeira hora ligado à história de recuperação do órgão, que tocou uma peça de Marcos Portugal (1762-1830) ecoando de forma sublime, estava lançada a semente de uma noite para recordar.
Seguiu-se o tenor, Carlos Guilherme, voz potente, um rosto conhecido que, de forma radiante cantou uma obra de Handel.
O «Avé Maria», de Saint- Saens, pela voz melodiosa da soprano Hélia Castro, acrescentava serenidade, ao proporcionar um encontro com a religiosidade do espaço e a harmonia da voz ecoando pelo branco, com uma limpidez sonora, doce e suave.
Foi assim peça após peça, ora a solo nas vozes, ora a solo no órgão, passando por momentos de encanto, quando o duo, cantou e encantou com o «Ave Maria«, de Shubert. Foi lindo!

Uma noite para guardar nos recantos da memória. Uma noite que, na verdade, se acrescenta a muitas outras noites que, há mais de uma década são proporcionadas à comunidade barreirense, desde que o órgão foi recuperado, após anos de silêncio.
Como alguém comentava – “queremos mais”.

S.P.

BREVE REGISTO

https://www.facebook.com/jornalrostos/videos/398710610803446/ />

13.10.2019 - 21:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.