Conta Loios

postais

José Batata «Rosto do Ano 2019 Memória»
Inscreveu seu nome na história do jazz e da música no concelho do Barreiro.

José Batata «Rosto do Ano 2019 Memória»<br>
Inscreveu seu nome na história do jazz e da música no concelho do Barreiro. Se um dia se escrever uma história sobre a música no concelho do Barreiro, nela existirão, sem dúvida, páginas que foram escritas e ficam inscritas pela acção criadora de José Batata.

José Batata, faleceu em 11 de Janeiro de 2019, merecidamente recebe a distinção «Rosto do Ano 2019 – na área de Memória».

José Batata, homem com uma vasta cultura e formação musical, viveu a música com paixão e muitos sonhos.
Foi o grande impulsionador da Escola de Jazz do Barreiro, seu nome está ligado à formação da Camerata Musical do Barreiro, assim como foi grande o seu amor à Big Band da Escola de Jazz ou à Banda Municipal do Barreiro.

Se um dia se escrever uma história sobre a música no concelho do Barreiro, nela existirão, sem dúvida, páginas que foram escritas e ficam inscritas pela acção criadora de José Batata.
Foi o dinamizador do projecto Outubro - Mês da Música, um projecto ambicioso, sonhador, na época uma iniciativa do género pioneira na Área Metropolitana de Lisboa, que era um desafio para abrir caminho e colocar o Barreiro, no plano musical, na rota de eventos de dimensão cosmopolita.

José Batata, foi o impulsionador, nos bastidores, da criação das Bolsas de Estudo Fernando Lopes Graça, um projecto pioneiro da Câmara Municipal do Barreiro que permitiu a diversos jovens ter condições de aprendizagem e conquistarem os seus sonhos de formação musical.

José Batata, casado com Anabela Carreira, presidente da direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro, também exerceu as funções de deputado da Assembleia Municipal do Barreiro, eleito pela CDU.
Foi homem que viveu para a música e pela música, e que ao longo da vida procurou partilhar o seu saber em conferências e conversas abertas, sobre a história da música e do Jazz.

Musicógrafo com diversas participações em projectos na RDP e na RTP, professor de Educação Musical, colaborador na edição de várias obras musicais quer para a Oficina Musical do Porto, ou no “Cancioneiro Popular Português” de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça editado pelo Círculo de Leitores.

Foi responsável pela elaboração e implementação do Projecto de Animação e Dinamização da Actividade Musical para o Concelho do Barreiro, em 1987.

José Batata, faleceu em 11 de Janeiro de 2019, merecidamente recebe a distinção «Rosto do Ano 2019 – na área de Memória».

08.01.2020 - 15:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.