Conta Loios

postais

«Rosto do Ano 2019 – Área Comunicação Social»
Ana Martins Ventura – tem o jornalismo e a poesia no coração

«Rosto do Ano 2019 – Área Comunicação Social»<br>
Ana Martins Ventura – tem o jornalismo e a poesia no coração<br>
Ana Martins Ventura, nasceu no ano 1984, em Lisboa, como muitos barreirenses. Vive no concelho da Moita.

Dedica a sua vida ao jornalismo, no jornal «Setubalense- Diário da Região». No ano 2019, teve o seu trabalho reconhecido recebendo o Prémio de Jornalismo “Analisar a Pobreza na Imprensa”.

Ana Martins Ventura, nasceu no ano 1984, em Lisboa, como muitos barreirenses. Vive no concelho da Moita.
Frequentou a Escola Álvaro Velho e a Escola Augusto Cabrita. Em 2007 completou a licenciatura em Comunicação Social, na Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal. Especializou-se em Comunicação das Ciências e iniciou o Mestrado em Gestão Cultural. O seu estágio curricular foi realizado no jornal «Rostos».

Os seus primeiros passos na escrita e no jornalismo surgiram na escola quando começou a produzir para o jornal da escola as suas primeiras e simples histórias de Natal, entre outras aventuras.
Aos 16 anos, no Concurso de Poesia organizado pela Escola Secundária Augusto Cabrita, conquistou o 1º lugar com um soneto, assinando pela primeira vez o pseudónimo Guynevere.

Iniciou a sua carreira profissional na área de assessoria, na Fundação para a Computação Científica Nacional.
Em 2011 abraçou um novo projecto na Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, no Governo Regional da Madeira. Período em que produziu e editou 250 biografias sobre músicos com influência naquela região autónoma, no continente e em outros pontos da Europa.
Em 2014, abraçou o desafio de um novo estágio para especialização profissional na Casa de la Ciencia, em Sevilha.
Hoje, dedica a sua vida ao jornalismo, no jornal «Setubalense- Diário da Região». Vive com a escrita na alma.

No ano 2019, teve o seu trabalho reconhecido recebendo o Prémio de Jornalismo “Analisar a Pobreza na Imprensa”, atribuído pela EAPN Portugal - Rede Europeia Anti Pobreza, à reportagem “Esta é uma vitória nossa”. Um retrato dos primeiros realojamentos dos moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, que realizou em parceria do fotojornalista Alex Gaspar, e que valeu para ambos o 1º lugar na categoria Imprensa Regional.

Em 2019, foi, também, distinguida pela Embaixada da Noruega com uma Menção Honrosa pelo trabalho jornalistico que realizou dedicado ao desporto inclusivo, desenvolvido pela APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, uma referência na Europa.

Ana Ventura, merecidamente, recebe a distinção «Rosto do Ano 2019, na área da Comunicação Social».

10.01.2020 - 08:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.