Conta Loios

postais

Rosto do Ano 2019 – Área Veterano
Álvaro Gaspar- um homem que deu de si ao Barreiro.

Rosto do Ano 2019 – Área Veterano<br />
Álvaro Gaspar- um homem que deu de si ao Barreiro. Álvaro Gaspar integra o movimento Rotário e abraça a filosofia humanística deste movimento, revelando-se um dos seus membros mais activos. Foi fundador do Rotary Club do Barreiro.
Deu muito de si ao projecto da Associação Comunitária do Barreiro. A sua acção civica e social são o exemplo do seu elevado espírito de solidariedade e amor ao próximo. Um homem que serviu o Barreiro.

O CONTRA-ALMIRANTE ÁLVARO RODRIGUES GASPAR nasceu em Lisboa, na freguesia de Alcântara no dia 13 de Agosto de 1945. Filho de uma família humilde, frequentou a Escola Primária no Bairro do Alto de S. Amaro e posteriormente o Ensino Secundário no Liceu D. João de Castro.
Enquanto estudante do ensino liceal e no natural desenvolvimento da sua adolescência, sente-se vocacionado para seguir Arquitectura ou Belas Artes. Este sonho da juventude foi naturalmente desfeito, face à diminuta capacidade económica familiar.
Em 1964 alista-se na Escola Naval, decidido a seguir uma carreira militar na Armada. É nessa altura que o Cadete do 1º ano da classe de Marinha Rodrigues Gaspar, inicia os primeiros passos de uma longa e brilhante carreira. Terminou a licenciatura em Ciências Militares Navais em 1968.

Em 1969 o 2º Tenente Rodrigues Gaspar especializa-se em Armas Submarinas, e no ano 1972 especializa-se em Submarinos.
Em 1973 é promovido a 1º Tenente, casa-se e fixa residência no Barreiro.
Em Setembro de 1978 é promovido a CAPITÃO-TENENTE, e, nessa altura foi nomeado para comandar o Submarino Albacora e, posteriormente o Submarino Delfim, situação que se manteve até 1982.

O Comandante Rodrigues Gaspar, foi nomeado o cargo de Chefe do Estado-Maior da Esquadrilha de Submarinos e posteriormente o de 2º Comandante da Esquadrilha, cargo que mantém até 1985.
Foi agraciado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada em 1980 com a MEDALHA MILITAR DE COMPORTAMENTO EXEMPLAR – PRATA.
Em 1984 foi condecorado com a MEDALHA MILITAR DE SERVIÇOS DISTINTOS – PRATA.
Em 1985 recebeu nova condecoração, desta vez a MEDALHA MILITAR DE MÉRITO MILITAR DE 2ª CLASSE.
Em 1986 o Comandante Rodrigues Gaspar foi nomeado para frequentar em Newport nos EUA o “NAVAL WAR COLLEGE”.
Em Julho de 1988, quando prestava serviço no Estado Maior da Armada, é promovido a CAPITÃO-DE-FRAGATA.

Em 1990, foi seleccionado para servir como Adjunto de Marinha, do Representante Militar junto do Comité Militar da NATO, no Quartel-General da Aliança, em Bruxelas – Bélgica.
Em 1994 comanda a Esquadrilha de Submarinos.
Concluído o curso de oficial general nos EUA, é colocado no Instituto Superior Naval de Guerra, onde exerce as funções de Coordenador da Área de Ensino das Operações Navais, e lecciona esta matéria aos futuros comandantes e almirantes.

Em 6 de Outubro de 2000 foi promovido ao posto de CONTRA-ALMIRANTE, tendo sido nomeado para Comandante da Zona Marítima dos Açores, acumulando com os cargos de Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima.
Em 13 de Agosto de 2010, dia do seu 65º aniversário, o Almirante Álvaro Rodrigues Gaspar passou à SITUAÇÃO DE REFORMA de acordo com o Estatuto dos Militares das Forças Armadas.

Álvaro Gaspar integra o movimento Rotário e abraça a filosofia humanística deste movimento, revelando-se um dos seus membros mais activos. Foi fundador do Rotary Club do Barreiro.
Deu muito de si ao projecto da Associação Comunitária do Barreiro.

A sua acção civica e social são o exemplo do seu elevado espírito de solidariedade e amor ao próximo. Um homem que serviu o Barreiro.
Álvaro Rodrigues Gaspar é casado com a D. Maria da Graça. Tem duas filhas – a Patrícia e a Joana e três netos – – a Leonor, o Daniel e o João.

Pela sua carreira, pelo seu amor ao Barreiro, merecidamente recebe a distinção de Rosto do Ano na área Veterano. Um exemplo de vida para a comunidade.

14.01.2020 - 00:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.