Conta Loios

postais

Barreiro - Rostos do Ano 2019 área da Modernização
Moinho Pequeno - um novo equipamento construído a partir do velho

Barreiro - Rostos do Ano 2019 área da Modernização<br>
Moinho Pequeno - um novo equipamento construído a partir do velho . Durante o ano 2019 recebeu a visita de grupos de 15 pessoas por mês

O Moinho Pequeno, um novo equipamento cultural que marcou o ano 2019 no concelho do Barreiro. Um projecto cultural onde, quem o visita, pode ter contacto com toda a história do desenvolvimento do complexo moageiro no território que, hoje, integra o concelho do Barreiro, desde os tempos da reconquista até ao século XX.

No ano de 2019, o Feriado Municipal do Barreiro ficou assinalado com a inauguração do «Moinho Pequeno». Uma obra polémica. Uma obra para derrimir opiniões - o gosto e não gosto.

O que foi feito é um atentado ao património, que, aquilo que ali está nada tem a ver com o «Moinho Pequeno», dizem uns.
Está ali, de facto, um novo equipamento, construído a partir do velho que estava irrecuperável.

É verdade que aquele novo equipamento nada tem a ver com o antigo «Moinho Pequeno”, mas está lá a sua base e, sobre a base, ergue-se um novo equipamento modernista, de linhas arquitectónicas inovadoras, um ‘design’ de modernidade onde sobre o passado nasce o presente e se projecta o futuro.
Um projecto elaborado com coragem, com uma criatividade conceptual sem dogmas de fé, e até, nem tem por base o chamado ‘fachadismo’.

O Moinho Pequeno é hoje a porta de entrada para quem quer ter um encontro com a história do complexo moageiro do território do concelho do Barreiro, desde os tempos da reconquista até ao século XX, indo ao encontro dos Moinhos de Maré aos Moinhos de Vento.
Diariamente o atendimento no Moinho Pequeno é garantido pelo sector de Turismo da Câmara Municipal do Barreiro.

As visitas são garantidas pelo sector Cultural da Câmara Municipal do Barreiro, tendo sido registadas visitas mensais ao longo de todo o ano, com grupos de 10 ou 15 pessoas todos os meses. Houve meses que atingiu a visita de 45 pessoas.

O ‘Moinho Pequeno’ é um novo equipamento, moderno, que emerge do passado, para se afirmar no presente e no futuro como, a ‘porta cultural” que se abre e proporciona uma viagem às memórias, ali, está a porta por onde se entra para o Centro de Interpretação do Património Moageiro.

Merecidamente, é atribuído ao Moinho Pequeno a distinção «Rosto do Ano 2019 na área da Modernização.

22.01.2020 - 11:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.