Conta Loios

postais

Rosto do Ano 2019 – Área da Saúde
Saúde Mental – 30 anos ao serviço da comunidade

Rosto do Ano 2019 – Área da Saúde<br />
Saúde Mental – 30 anos ao serviço da comunidade A Saúde Mental celebrou em 2019, os 30 anos de existência no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, uma actividade desenvolvida pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, dirigido por Glaucia Castro Lima, Psquiatra; e a Unidade de Psicologia, dirigida por Maria de Fátima Lourenço, Psicóloga.
Estes são os rostos de duas equipas ao serviço da comunidade que justamente é reconhecida nesta distinção, que é a primeira atribuição, de «Rosto do Ano» na área da Saúde.

No ano 2019 foram celebrados os 30 anos do Serviço de Saúde Mental no Barreiro.
O Centro de Saúde Mental Barreiro / Montijo foi criado no ano de 1989, tempos dificeis, tempo das bandeiras negras nas ruas da cidade, tempos de grande crise económica que marcavam de forma acelerada o processo de desindustrialização na região de Setúbal.
Foi nesse tempo de crise da indústria que arrastou outras crises, afectando o comércio local, a restauração. Foi o tempo do desemprego. Foi o viver na condição de DLD – desempregado de longa duração. Foram as reformas antecipadas. Foram as autarquias a absorver mão de obra. Foi a Igreja, com o seu Bispo Vermelho, D. Manuel Martins, a clamar, dando voz aos sem voz.

Foi nesse tempo, marcado de suicidios - fisicos ou morais - que, aqui no Barreiro, para servir especialmente os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo, que viviam esse drama do fim da industrialização que, foi decidido criar uma equipa do Hospital Miguel Bombarda.
Foram 30 anos de serviço prestados à comunidade. Hoje esse serviço continua activo e a dar o melhor de si à comunidade.

Hoje a Saúde Mental no Centro Hospitalar Barreiro Montijo consta do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental dirigido por Glaucia Castro Lima, Psquiatra; e pela Unidade de Psicologia, dirigida por Maria de Fátima Lourenço, Psicóloga, são os dois rostos de duas equipas que funcionam numa equipa de psiquiatras, psicólogos, terapeutas, enfermeiros e pessoal auxiliar, que, este ano agradecemos, atribuindo, merecidamente, e, pela primeira vez, a distinção Rosto do Ano na área da Saúde.

24.01.2020 - 10:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.