Conta Loios

postais

Barreiro - Diana Cerezino, Directora da PADA studios
Artistas residentes vivem o espaço industrial

Barreiro - Diana Cerezino, Directora da PADA studios<br />
Artistas residentes vivem o espaço industrial <br />
. Inaugurada a exposição de artes plásticas – pintura, escultura, fotografia – PAULA

Na residência de Fevereiro, participaram oito artistas e um Curador, oriundos de Inglaterra, Estados Unidos da América, Finlândia, Noruega, Ilhas Caimão, Holanda, Noruega, Alemanha.

No Espaço da PADA studios no Parque Empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro, foi ontem inaugurada a exposição de artes plásticas – pintura, escultura, fotografia – PAULA – com criações dos artistas residentes no mês de Fevereiro.
Esta é uma exposição de grupo, que conta com a participação de todos os residentes com a curadoria de Júlia Ghooze, que também está em residência como «curadora».
A exposição reflecte o fruto do trabalho dos residentes no PADA studios, no decorrer das três semanas do mês de Fevereiro.

Produzirem trabalho novo

Os membros do grupo, refere Diana Cerezino, têm práticas completamente diferentes, o que existe de comum é “produzirem trabalho novo, todos juntos, dentro do Parque da Baía do Tejo, no Barreiro”.
“O que nós fazemos muito com os artistas é ter conversas, criticas uns com os outros. É um diálogo de pontos de encontro. Não é um diálogo se é um trabalho bom, se é um trabalho mau. Mas é procurar conversar sobre o que se pode fazer melhor ou de outra forma.
Eles são artistas consagrados nos seus meios. Nós, como PADA, vimos eles a produzirem.”, salienta Diana Cerezino.

Conhecer a história do Barreiro e do Parque Industrial

“Os artistas quando chegam ao Barreiro, aqui à PADA, começam por fazer uma visita guiada ao Museu Industrial da Baía do Tejo e ao território do Parque Empresarial. Este encontro permite-lhes ficar a conhecer a história do Barreiro e do Parque Industrial.
Eles vivem aqui durante a residência. Logo isso é uma experiência única. Nesse dia a dia vão experienciar a história do parque, vão conhecer as coisas no terreno, vão recolhendo materiais que são a base da criatividade”, refere Diana Cerezino.

Viver no Bairro de Santa Bárbara e ao ouvir o relógio

“Os artistas ao viverem no Bairro de Santa Bárbara e ao ouvirem o relógio, todas as manhãs tocar, vivem uma experiência que se torna um tema de conversas, pelas manhãs, porque esse é um sentimento que eles nunca tiveram na vida.”. sublinha.
De referir que durante a residência os artistas residentes vivem e partilham o espaço industrial, desde o Bairro Santa Bárbara, passando pelo PADA studios, que está instalado na área da antiga zona têxtil – “esta um vivência que não acontece, no dia-a-dia onde eles vivem.”, sublinha Diana Cerezino.

Vindos de vários cantos do mundo

Na residência de Fevereiro, participaram oito artistas e um Curador, oriundos de Inglaterra, Estados Unidos da América, Finlândia, Noruega, Ilhas Caimão, Holanda, Alemão.
Não estão normalmente portugueses em residências, funcionam atellier’s permanentes, com artistas portugueses, e, outros que já estiveram em residência, mas, agora não vivem cá, residem na região de Lisboa.

Está a ser melhor do que nós esperávamos

“A nossa experiência deste tempo de actividade do PADA studios, está a ser melhor do que nós esperavamos, vai para além das nossas expectativas. Estamos satisfeitos. Tem sido uma aprendizagem muito grande para nós, nomeadamente, como gerir um projecto desta dimensão, quer sobre os artistas, quer sobre o Barreiro, quer sobre a comunidade em si, é uma surpresa excelente, concluirmos que tem sido mais positivo que aquilo que nós esperávamos”, sublinha Diana Cerezino.

Recorde-se que a PADA studios, foi distinguida com a atribuição do «Rosto do Ano 2019 - na área da Cultura».

VER REGISTO DE VIDEO
John Reno Jackson performance «Lennart´s Big Toe» na inauguração da exposição «PAULO», na PADA studios – Parque Empresarial da Baía do Tejo

https://www.facebook.com/jornalrostos/videos/896315470827544/ />

23.02.2020 - 17:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.