Conta Loios

postais

Uma página da história de Portugal
No Barreiro abriu a primeira sede de um partido politico após o 25 de Abril

Uma página da história de Portugal<br>
No Barreiro abriu a primeira sede de um partido politico após o 25 de Abril No dia 28 de Abril de 1974, na Rua Eusébio Leão, no centro do Barreiro, abriu a primeira sede de um partido politico em Portugal.
Nesse dia abriu o primeiro Centro de Trabalho do Partido Comunista Português.

As imagens que publicamos foram obtidas a partir do documentário que, no dia 25 de Abril de 2020, foi transmitido na RTP1.
Um registo que aqui fica referenciado. Recorde-se que este é um facto histórico, este acontecimento é momento que marca a abertura da primeira sede de um partido politico, após a revolução do 25 de Abril.

Foram 48 anos de partido único. Foram 48 anos de pensamento único.
O 25 de Abril abriu o caminho para que os partidos assumissem um papel de grande importância no desenvolvimento da democracia, sendo eles os pilares da vida democrática.
Foram os partidos politicos que na Assembleia Constituinte lançaram as bases do nosso sistema politico – a Constituição da República Portuguesa, reconhecida como uma das mais avançadas do mundo.

São os partidos politicos que, hoje como ontem, são a base estruturante da democracia.
O Partido Comunista Português foi um dos partidos que mais lutou pela conquista da Liberdade e da democracia em Portugal. Isso mesmo disse-o Mário Soares, fundador do Partido Socialista, no Comicio do 1º de Maio de 1974.

O PCP, liderado por Álvaro Cunhal, o PS, liderado por Mário Soares; o PPD, liderado Sá Carneiro, o CDS, liderado por Freitas do Amaral, foram os quatro principais partidos estruturantes da democracia. Naturalmente outras forças politicas também deram o seu contributo, por exemplo – UDP, LCI, MDP, estes partidos que se dissolveram, e, actualmente estas linhas de pensamento integram o Bloco de Esquerda.
Hoje outros partidos estão a emergir e, certamente, o sistema partidário que garantiu o funcionamento do sistema vai, nos próximos tempos ter convulsões e, naturalmente, outra realidade politico-partidária vai marcar o futuro.
Fica pois, esta nota, sobre a abertura da primeira sede de um partido politico em Portugal. Uma página da história de Portugal escrita no Barreiro.

S.P.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10157060167032681

28.04.2020 - 12:33

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.