Conta Loios

postais

Vulnerabilidades do concelho do Barreiro
Podem fazer sentir os impactos económicos e sociais da pandemia COVID 19

Vulnerabilidades do concelho do Barreiro <br />
Podem fazer sentir os impactos económicos e sociais da pandemia COVID 19<br />
O concelho do Barreiro é identificado como sendo um território cuja densidade social e económica tem uma maior exposição ao exterior e está associado a estruturas familiares frágeis, algumas com baixos rendimentos, uma forte presença de imigrantes, elevado endividamento das familias ( com a habitação) e precariedade laboral.

O jornal «Público» na sua edição de hoje, dia 12 de Junho, publica um trabalho com base num estudo de uma equipa de geógrafos da Universidade do Porto, que analisam “dezenas de indicadores que permitem traçar perfis de vulnerabilidades” dos diversos concelhos do país, e como podem sentir os impactos que a pandemia do COVID 19.
É sublinhado que, da mesma forma que a crise financeira de 2008 afectou de forma transversal todo o país, também a crise da pandemia vai reflectir-se directamente nos territórios, estando uns concelhos mais expostos e outros mais protegidos, dependendo das dinâmicas locais.

O estudo da equipa dos geógrafos da Universidade do Porto, analisa um conjunto de indicadores, económicos e sociais, tratados numa base de dados, criada nos últimos anos, que permite avaliar os perfis dos diferentes concelhos e encarar as necessidades para superar a crise da pandemia COVID 19.

Refere o estudo que há vulnerabilidades que os territórios já tinham, como população idosa, base económica frágil, fragilidades sociais, familias com baixos rendimentos, forte presença de imigrantes, endividamento das familias.
No estudo são identificados os territórios mais frágeis e os territórios mais robustos, sendo caracterizados sete perfis de «choque da pandemia»

O concelho do Barreiro é identificado no perfil A, cujas caracterítsicas são as seguintes:

«A vulnerabilidade destes territórios decorre da densidade social e económica e de uma maior exposição ao exterior e está associada a estruturas familiares frágeis, algumas com baixos rendimentos,e à forte presença de imigrantes. Entre outras características estão o elevado endividamento das familias ( com a habitação) e à precariedade laboral.»

12.06.2020 - 13:09

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.