Conta Loios

postais

Barreiro - Turma da UTIB Teatro no Parque da Cidade
Viver a poesia e rasgar o silêncio

Barreiro - Turma da UTIB Teatro no Parque da Cidade<br />
Viver a poesia e rasgar o silêncio  Todas as quintas-feiras, entre as 10 horas e as 12 horas, no Parque da Cidade, é tempo de viver a poesia.

Já lá vão 15 semanas e todos trazem consigo um poema pessoal ou um poema escolhido. O objectivo é viver e conviver porque afinal, dizem – “há mais vida para além do confinamento”.

Primeiro os encontros começaram no Parque Paz e Amizade, na Quinta da Lomba, com espaço e distanciamento.
Depois, a propósito da apresentação do livro «A Idade Maior – Teatro UTIB», obra de Luciano Barata e Maria João Quaresma, os encontros começaram a realizar-se numa zona verdejante , ao lado da Tenda do Parque da Cidade.
O convite é aberto a todos os que quiserem partilhar – “Vem trás contigo um poema”.
O grupo tem um núcleo base de participação – a turma da UTIB Teatro. As actividades da Universidade da Terceira Idade do Barreiro foram suspensas, mas, este núcleo procurou manter a sua actividade, ao ar livre, ao encontro da natureza, procurando cumprir as regras de distanciamento social.
Hoje, no decorrer da visita do jornal «Rostos», houve uma excepção para as fotografias.

Estivemos por ali, escutamos poemas, de Vinicio Morais, de Luis Camões, de autoria dos participantes, de um cidadão que quis dar o seu contributo, trouxe consigo um poema, dedicado às crianças, declamou e as lágrimas soltaram-se no meio de um sorriso.

No tempo de pandemia este encontros, estas tertúlias de poesia, foram uma forma de “recusar o silêncio”.
Poemas de amor, de liberdade, de vida, de números e de teatro.
Luciano Barata, encenador, sublinha que, cada participante vai escrevendo e divulgando poemas que escreve – “um dos objectivos é editar um livro compilando cinco ou seis poemas de todos os que quiserem participar na Tertúlia”
A meta é editar uma antologia, de todos os “aprendizes de poetas”. A obra já tem título e capa – “Mar de Palavras”.

Sentimos a poesia à solta, em vozes de esperança, palavras nascidas da vida e da esperança.
Fica o registo. Todas as 5ªfeiras, com máscara e gel nas mãos, com distanciamento social a poesia encontra-se com a vida no Parque da Cidade.

Una nota final. O nosso agradecimento pela oferta do livro livro «A Idade Maior – Teatro UTIB», obra de Luciano Barata e Maria João Quaresma e pelo reconhecimento do papel informativo do jornal «Rostos» e a sua importância na vida do concelho do Barreiro.

11.09.2020 - 00:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.