Conta Loios

postais

Rotary Club do Barreiro
A diabetes não mete férias e está presente 24 horas por dia
. Neste momento não há cuidados de saúde nas escolas

Rotary Club do Barreiro<br />
A diabetes não mete férias e está presente 24 horas por dia<br />
. Neste momento não há cuidados de saúde nas escolas<br />
<br />
. Mellitus pretende alargar a sua intervenção a concelhos limitrofes.

O Rotary Club do Barreiro, ontem à noite, promoveu uma Palestra via on line, tendo como tema : "A Diabetes”.
A iniciativa contou com a participação da Associação Mellitus Criança e de Inês Costa, Médica no Centro de Saúde da Moita.

Helder Martins, da Associação Mellitus Criança, recordou que a associação teve o seu inicio de actividade no ano 2014, sendo oficialmente fundada em 2015, ao longo destes anos de actividades manteve parcerias estratégicas com o Rotary Club do Barreiro, com o Hospital do Barreiro e Câmara Municipal do Barreiro.
Embora a sua área de actuação esteja centrada no concelho do Barreiro a Mellitus pretende alargar a sua intervenção a concelhos limitrofes.

Máquina de medição da Hemoglobina oferecida ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Neste cinco de actividade a asscoiação já realizou 70 acções na comunidade.
A Mellitus, recordou Helder Martins, com o reconhecimento internacional que obteve pelo projeto " We Want Happy Childrens", garantiu com o apoio da NATO Charity Bazaar, as verbas para adquirir uma máquina que faz a medição da Hemoglobina A1c e respectivos testes, que foi oferecida ao Serviço da Diabetes Pediátrico do Centro Hospitalar Barreiro Montijo. A Mellitus garante os kits para a realização dos testes, que são efectuados de forma gratuita, graças ao contributo dos amigos da associação, entre os quais o Rotary Club do Barreiro.

Escolas espaço privilegiado de acção

Helder Martins sublinhou que a associação faz o seu caminho dando este apoio aos pais, e, apesar deste ano ser um ano atipico, que não permite, devido às regras da Direcção Geral de Saúde, entrar nas escolas, a Mellitus pretende logo que possível intervir nas escolas, sendo este um espaço privilegiado de acção.
A intervenção no apoio às familias é uma aprendizagem permanente, porque a diabetes, não mete férias e está presente na vida das familias 24 horas por dia, sublinhou Helder Martins.

Acompanhar crianças sinalizadas com Diabetes 1

No decorrer da palestra foi salientada a estreita cooperação que existe entre a Associação Mellitus Criança e a «Saúde Escolar» que faz um trabalho de acompanhamento de todas as crianças que estão sinalizadas com Diabetes 1.
Foi sublinhada a importância da própria escola estar preparada para receber crianças com esta patologia, sendo referida a necessidade de identificar nas escolas pessoas, informadas para acompanhar estas crianças, tendo sido, ao longo dos anos esta uma preocupação da «Saúde Escolar», cruzando esforços e cooperando com a Associação Mellitus Criança.

Não há cuidados de saúde nas escolas

Entretanto, foi referido que devido à actual situação da pandemia, com a deslocalização dos técnicos para outras áreas, consideradas prioritárias, neste momento, não há intervenção da «Saúde Escolar» nas escolas.
Foi salientado mesmo que, no concelho do Barreiro, «não há cuidados de saúde nas escolas».

17.11.2020 - 12:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.