Conta Loios

postais

Intercâmbio Barreiro – Seixal no Dia Internacional da Filosofia
Pensar a Liberdade e Pensar Deus

Intercâmbio Barreiro – Seixal no Dia Internacional da Filosofia<br>
Pensar a Liberdade e Pensar Deus<br>
Maria Emilia Santos - Milucha - Filosofa Barreirense, apaixonada pela Filosofia, que vive para além da vida profissional, lamenta que esta celebração do Dia Internacional da Filosofia não tenha grande visibilidade nos órgãos de comunicação social.

A Professora Isabel Silva, que integra o Grupo de Professores de Filosofia da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no Seixal, lançou o repto aos seus alunos de produzirem pequenos videos, a propósito da pandemia, através dos quais fossem suscitados temas de debate filosófico, para serem abordados na sala de aula, hoje, que se celebra o Dia Internacional da Filosofia.
Estes videos foram partilhados com os alunos da Professora Maria Emilia Santos ( Milucha) da Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro.

A criatividade dos alunos, neste tempo de pandemia, proporcionou que, hoje, nas aulas fosse feita uma abordagem de dois temas, por um lado, no âmbito da Filosofia do Direito, o tema da Liberdade; por outro lado no âmbito da Filosofia da Religião, o tema de Deus.

Liberdade associada ao estado de emergência

Numa breve troca de palavras com Milucha Santos, o rosto do Colóquio dos Jovens Filosofos, que anualmente decorre no Barreiro, agora suspenso devido à pandemia, referiu ao jornal «Rostos» que no dia de hoje, na sala de aula, os videos que foram enviados para o Barreiro, oriundos do Seixal, proporcionaram um debate interessante sobre os efeitos da pandemia nas vivências de cada cidadão, o tema da Liberdade, nomeadamente o direito do Estado que deve garantir a Liberdades estar a tomar medidas que a condicionam, que limitam as liberdades, ou que que limita a segurança das pessoas, foi interessante a abordagem de prós e contras do ponto de vista da Filosofia do Direito. O tema da Liberdade associado ao estado de emergência, proporcionou uma ampla reflexão filosófica.

Aproximar ou afastar o ser humano da ideia de Deus

Referiu Milucha Santos, que outra abordagem, no âmbito da pandemia, esteve relacionada com o debate da ideia de Deus, em torno do bem e do mal, se existe um mal em tão larga escala a afectar a humanidade, este assunto permitiu uma reflexão em torno de duas posições, por um lado a pandemia pode afastar o ser humano de Deus, porque permite um mal em tão larga escala, por outro lado, pode aproximar o ser humano da ideia de Deus, aproximando o homem do divino. Estas abordagens, à volata da Filosofia da Religião e da Filosofia do Direito, foram interessantes e motivadoras para assinalar o Dia Internacional da Filosofia.
Por outro lado, o intercâmbio entre as duas escolas do Barreiro e Seixal, foi muito positiva.

Dia Internacional da Filosofia não tem grande visibilidade

Milucha Santos, referiu que recebeu da Associação de Professores de Filosofia propostas de trabalho visando assinalar em sala de aula o Dia Internacional da Filosofia, com leitura de textos e análise de diversos temas.
No entanto a Filosofa Barreirense, apaixonada pela Filosofia, que vive para além da vida profissional, lamentou que esta celebração do Dia Internacional da Filosofia não tenha grande visibilidade nos órgãos de comunicação social.

Dia Internacional da Filosofia

Recorde-se que o Dia Internacional da Filosofia, foi instituido pela UNESCO no ano 2002, com a finalidade de alertar e salientar a importância desta área de estudo, quer para a valorização individual, quer para o desenvolvimento da sociedade. Este dia é celebrado, anualmente, na terceira quinta feira de Novembro.

S.P.

19.11.2020 - 16:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.