Conta Loios

postais

Barreiro – Isto é noticia!
Art in Town – uma marca do nosso território urbano
. Arrancou 5ª edição

Barreiro – Isto é noticia!<br />
Art in Town – uma marca do nosso território urbano<br />
. Arrancou 5ª edição É isso mesmo, isto é noticia, uma boa noticia, vai arrancar a 5ª edição de Art in Town, um projecto que tem vindo a desenvolver-se desde a anterior gestão CDU, liderada por Carlos Humberto.

É assim a vida, por vezes não é preciso perder tempo a pensar, nem demorar tempo a estudar para tomar decisões. Está pensado. Está estudado. Basta, portanto, decidir fazer o que foi bem feito por outros e manter viva a criatividade e as dinâmicas de requalificação estética do espaço urbano.

A Art in Town, é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Arte Urbana da ADAO – Associação de Desenvolvimento de Artes e Oficios com a Câmara Municipal do Barreiro.
A 5ª edição, registamos, pelo que foi divulgado pela autarquia, teve o seu inicio no dia 10 de novembro e vai estar no terreno a decorrer nos próximos meses.

Este é um projecto cultural que nasceu no anterior executivo e, recordamos este facto, porque, normalmente a tónica das narrativas actuais, são estigmatizantes, procuram ignorar o passado, criticam antigos gestores de terem pensado muito e nada feito, e acrescentam, a esta interpretação critica, as visões através das quais afirmam que o Barreiro esteve parado nos últimos 40 anos. Por essa razão, quando surgem, e muito bem, estas noticias que dão continuidade ao pensado e feito por outros, coisa que considero normal, não resisto à tentação de comentar – isto é noticia.

Pelo dito na divulgação do arranque desta edição, neste 2020, a mesma vai contar com a criatividade de artistas da cidade, facto que registamos como bastante positivo nestes tempos de pandemia que afecta fortemente o sector artistico e cultuiral.
Vão participar na 5ª edição Ricardo Totta, Ana Pacheco, Grow Art, Kikko, e André Neves.

Salienta-se que as intervenções desta edição 5º Art in Town, serão concretizadas na área circundante do Parque da Cidade (um lugar, recorde-se que é uma obra urbana muito importante realizada na gestão CDU, sendo uma grande obra de requalificação do tecido urbano que marcou de forma emblemática o mandato de Pedro Canário, e, onde, deve salientar-se, também está inscrito trabalho realizado no mandato de Emidio Xavier, a conclusão do AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita).

Estas são mera reflexões que ocorrem ao pensamento, e, sinto que é bom recordar, afinal, estes são exemplos reais que demonstram o muito que tem sido feito neste Barreiro, ao longo de 40 anos de vida democrática, transformado o território e construindo uma cidade com os olhos no futuro. Não gosto das visões negacionistas do passado.

O projecto «Art in Town» que desde a primeira horas visou criar no espaço urbano uma galeria de arte a céu aberto, foi, e é, uma esplêndida ideia e um exemplo do que pode ser feito, e tem sido feito, numa parceria positiva entre o Poder Local e os agentes culturais.
Este executivo está de parabéns. Nem precisou pensar. Nem precisou perder tempo a estudar um projecto. Deu-lhe continuidade e, desta forma, dá um contributo para que o Barreiro possa continuar a criar um projecto de valorização do espaço urbano, em murais , onde se inscreve a memória se e se inscreve uma marca identitária.

Obrigado à ADAO. Obrigado à Mónica Duarte. Obrigado aos executivos anteriores e obrigado ao actual executivo por este projecto Art in Town – uma marca do nosso território urbano. Um circuito de arte urbana visitável que pode e deve fazer parte de um nicho cultural e turistico de promoção da imagem do território. Um projecto que contribui para afirmar o Barreiro na região.
Isto é noticia!

António Sousa Pereira

22.11.2020 - 17:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.