Conta Loios

postais

José Batata «Rosto do Ano 2019 Memória»
Uma marca na História do jazz e da música no concelho do Barreiro.

José Batata «Rosto do Ano 2019 Memória»<br />
Uma marca na História do jazz e da música no concelho do Barreiro. Na atribuição da distinção «Rosto do Ano», todos os anos evocamos uma personalidade que, pelo trabalho realizado e pela sua acção civica, inscreveu seu nome na memória do concelho do Barreiro.

No ano 2019, atribuimos a distinção «Rosto do Ano – Memória» a José Batata, que faleceu a 11 de Janeiro de 2019.

Como referimos, este ano, devido à pandemia, não vamos realizar a cerimónia de entrega das distinções.
Estamos a proceder à entrega individual dos Diplomas.

No Parque da Cidade, marcamos encontro com Anabela Carreira, e, num gesto simbólico, prestarmos a nossa homenagem de reconhecimento a José Batata. Anabela Carreira foi sua companheira de vida, a mulher com quem partilhou muitas paixões, hoje, à tarde, num gesto marcado de simplicidade recebeu Diploma «Rosto do Ano – Memória».

Como já o dissemos, se um dia se escrever uma história sobre a música no concelho do Barreiro, nela existirão, sem dúvida, páginas que foram inscritas pela acção criadora de José Batata.Um homem com uma vasta cultura e formação musical . Foi o grande impulsionador da Escola de Jazz do Barreiro, seu nome está ligado à formação da Camerata Musical do Barreiro, assim como foi grande o seu amor à Big Band da Escola de Jazz ou à Banda Municipal do Barreiro.

José Batata dinamizou o projecto Outubro - Mês da Música, um projecto ambicioso, sonhador, na época uma iniciativa do género pioneira na Área Metropolitana de Lisboa, que era um desafio para abrir caminho e colocar o Barreiro, no plano musical, na rota de eventos de dimensão cosmopolita.

José Batata, foi o impulsionador, da criação das Bolsas de Estudo Fernando Lopes Graça, um projecto pioneiro da Câmara Municipal do Barreiro que permitiu a diversos jovens ter condições de aprendizagem e conquistarem os seus sonhos de formação musical. Foi responsável pela elaboração e implementação do Projecto de Animação e Dinamização da Actividade Musical para o Concelho do Barreiro, em 1987.

José Batata, exerceu funções de deputado da Assembleia Municipal do Barreiro, eleito pela CDU.

Musicógrafo com diversas participações em projectos na RDP e na RTP, professor de Educação Musical, colaborador na edição de várias obras musicais quer para a Oficina Musical do Porto, ou no “Cancioneiro Popular Português” de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça editado pelo Círculo de Leitores.

José Batata, faleceu em 11 de Janeiro de 2019, a atribuição da distinção «Rosto do Ano 2019 – na área de Memória», é, um reconhecimento da sua acção civica e cultural, mas, acima de tudo é um gesto de gratidão : Obgrigado José Batata.

S.P.

25.11.2020 - 18:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.