postais
Assembleia Municipal do Barreiro
Aprovadas Grandes Opções do Plano e Orçamento 2021
. Orçamento tem um valor de 63,9 milhões

Na reunião da Assembleia Municipal do Barreiro, hoje, foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2021, com os votos do Partido Socialista e MCI. A CDU votou contra. O PSD, BE e PAN optaram pela abstenção.
Nas obras previstas no orçamento de referir a construção de Centro de Saúde no Alto Seixalinho, na zona da Escavadeira, o plano de pavimentações das estradas do concelho, que será implementado em conjunto com as Uniões e Juntas de Freguesia.
Igualmente a construção da Esquadra da PSP, na zona do Barreiro velho; a Start Up Barreiro; a reformulação da Avenida da Liberdade; a requalificação do Moinho Grande de Maré, em Alburrica; a conclusão da ampliação da Escola EB1 + JI n.º 3; a remoção do amianto de 11 Escolas, e, a construção de uma piscina nos Fidalguinhos.
Referenciado o reforço das verbas para o movimento associativo, para obras e instalações, assim como o programa de apoio à tesouraria do MA, com 122 mil euros.
Ainda o reforço de verbas às Corporações de Bombeiros do Barreiro, a transferência dos serviços operacionais do Nicola para o novo espaço, e a adesão à Tarifa Social Automática de Água que aumenta o apoio a cerca de 7 mil famílias barreirenses.
A CDU e o PSD sublinharam em declaração de voto as preocupações sobre o empolamento das receitas e os riscos existentes pelo aumento de endividamento.
A CDU considerou que a Piscina Municipal, num tempo de pandemia, não é uma prioridade para o concelho e alertou para a necessidade de ser programado apoio às empresas e ao movimento associativo.
O PSD sublinhou que a construção do Centro de Saúde do Alto do Seixalinho pela autarquia ser um exemplo da incapacidade do municipio de negociar com o governo. Alertou para ausência no orçamento de verbas de apoios às familias, neste tempo de pandemia.
O PS salientou que o Barreiro está a mudar, defendendo que o orçamento de 2021 vai dar continuidade à melhoria do espaço público e à realização de obras. Salientou que não aceita lições sobre inflacionamento de orçamentos e afirmou que este é um orçamento de rigor.
O Bloco de Esquerda criticou a inexistência de uma politica de habitação social, não só neste orçamento, mas de todo o mandato, referindo ser esse o calcanhar de aquiles.
O PAN alertou para a quebra de receitas do IMI, sublinhou a descida de despesas ao nível de capital e saudou a obra do Centro de Saúde do Alto do Seixalinho.
Como referimos o orçamento global da Câmara Municipal do Barreiro tem um valor de 63,9 milhões
O orçamento dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro, com um valor de 10,9 milhões, foi aprovado , com os votos contra do BE, abstenção da CDU e PAN, e os votos favoráveis PSD, PS e MCI.
30.12.2020 - 01:22
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.