Conta Loios

postais

Queremos de volta a freguesia do Lavradio
É hora de trazer de volta a freguesia do Lavradio

Queremos de volta a freguesia do Lavradio<br>
É hora de trazer de volta a freguesia do Lavradio Os subscritores deste texto, apenas referem publicamente, acima de quaisquer sentimentos ou guerrilhas de âmbito partidário que, aqui e agora, afirmam e desejam expressar a sua vontade de promover o diálogo e o debate sobre uma ideia central – Queremos de volta a freguesia do Lavradio!

Queremos de volta a freguesia do Lavradio

O Lavradio é uma vila de gente de trabalho, com raízes no sal, na cortiça, na agricultura, nomeadamente no vinho, nos ferroviários, na indústria, no comércio, na modernidade industrial. Uma terra com história, uma terra com identidade. O Lavradio foi sede de concelho. O Lavradio não íntegra o território da cidade do Barreiro. O Lavradio é uma Vila. O Lavradio é uma freguesia do concelho do Barreiro, daquelas com mais tradições, com mais memórias e com gerações de gente aqui nascida e outros vindos de muitos lados.

O Lavradio do Bico da Passadeira. O Lavradio da Fonte das Ratas. O Lavradio dos Fidalguinhos. O Lavradio da Quinta dos Loios. O Lavradio das azinhagas. O Lavradio da Praia da Barra-a-Barra. O Lavradio das cavalhadas. O Lavradio de gente que gosta da sua terra.

A freguesia do Lavradio no seu antigo território estendia-se desde o Tejo até à zona da Quinta da Lomba, até mesmo pelo Alto do Seixalinho e zona do Hospital do Barreiro.

O Lavradio aceitou, em silêncio, quando o concelho do Barreiro passou de quatro para oito freguesias, que parte do seu território integrasse as novas freguesias.
A criação das freguesias, feita a regra e esquadro, sem ter em conta realidades locais, criando hiper freguesias e desmembrando freguesias com história e cultura identitária foi, sem dúvida, um golpe na história de uma freguesia com caracteristicas únicas no concelho do Barreiro.

Quando se fala na eventualidade de ser discutido na Assembleia da República um reacerto e correção de algumas precipitações, quando da última reformulação administrativa das freguesias, achamos que é hora de trazer de volta a freguesia do Lavradio com o seu território original, podendo tal contribuir para que seja repensado o território do concelho, no eventual debate que possa ser realizado na Assembleia da República.

Os subscritores deste texto, apenas referem publicamente, acima de quaisquer sentimentos ou guerrilhas de âmbito partidário que, aqui e agora, afirmam e desejam expressar a sua vontade de promover o diálogo e o debate sobre uma ideia central – Queremos de volta a freguesia do Lavradio!

Os subscritores

António de Jesus Sousa Pereira
Luís Manuel dos Santos Batista
Humberto Carlos de Oliveira Faísca
Sérgio Augusto de Sousa Palaio
Augusto José da Cruz Martins.
Maria de Lourdes Ribeiro Sales Pereira
Rui Lopo


Todos os interessados em subscrever este texto podem informar para



jornal@rostos.pt



Será acrescentado o nome nesta subscrição pública

02.01.2021 - 14:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.