Conta Loios

postais

Barreiro - Mural inovador com «realidade aumentada»
Aplicação permite viajar pelos fragmentos e sentir o 25 de Abril
. A revolução deve ser um sonho em evolução

Barreiro - Mural inovador com «realidade aumentada»<br>
Aplicação permite viajar pelos fragmentos e sentir o 25 de Abril<br>
. A revolução deve ser um sonho em evolução<br>
. Através da aplicação ARTVIVE pode descobrir o que está escondido no mural

Jowel-asu, tem 38 anos, nasceu e vive em Paris, recebeu de sua familia o sentido e o significado do 25 de Abril, para cada pessoa individualmente e para a história do país.
O seu mural naquele caminho que liga o centro da cidade ao antigo território industrial é uma mensagem para que os jovens pensem a importância da revolução de Abril.

Jowel-asu, tem dupla nacionalidade, vive em Paris, sua mãe reside no Barreiro, por isso divide o seu tempo entre as duas cidades.
Na breve conversa que mantivemos, com a simpática ajuda de uma tradutora, uma barreirense, sua amiga, recordou que as memórias que tem do 25 de Abril, foram transmitidas pela sua familia - “para mim esta é uma data importante”, disse.
Sublinhou o seu incómodo pelo facto dos jovens não sentirem e não se interessarem pela importância do 25 de Abril, não sentirem que esta data é uma marca na Liberdade, com significado para cada cidadão individualmente e para a comunidade.

Um artista tem necessidade de expressar a Liberdade

“É preciso dizer aos jovens como é essencial dizer não à guerra, não à violência”, salientou.
Recordou, parafraseando pensamentos de estudos de filosofia, que a revolução começa na consciência – “revolução deve ser um sonho em evolução”.
Jowel-asu salientou que a escolha do tema do 25 de Abril, tem aver com a escolha de um artista, que deve fazer da sua obra sempre um meio de expressão da sua liberdade.
“Um artista tem necessidade de expressar a Liberdade”, disse.

Através da aplicação ARTVIVE descobrir o escondido

Jowel-asu já tem trabalhos seus no Barreiro, um mural na ADAO – Associação de Desenvolvimento de Artes e Oficios.
Este mural dedicado ao 25 de Abril é uma iniciativa individual, um mural com uma caracteristica inovadora que tecnicamente, refere Jowel-asu - “é realidade aumentada”.
“O mural não é só o que está à vista, através da realidade aumentada entra-se no mural, esta permite ver o que está escondido no mural, através da aplicação ARTVIVE”, sublinhou.
O público pode viajar pelos pormenores da obra de arte, em diversos fragmentos do mural, estão registados desenvolvimentos, informação histórica, reflexões sobre a obra, há uma partilha entre o autor e que vê o mural e, através do telemóvel, decide descobrir o que está escondido nos diversos registos.

No mural um «código QR» para apoiar o artista

Este mural é uma iniciativa pessoal, o jovem artista pagou as tintas, tudo foi concretizado com o seu empenho, por essa razão, existe, no próprio mural, um «código QR», através do qual todos os visitantes podem dar um contributo, e, desta forma, apoiar o jovem artista.
Todos podem ser mecenas do Jowel-asu. Colabore.

S.P.

Nota - A animação (Realidade Aumentada) estará disponível na aplicação a partir do final de janeiro. As instruções serão disponibilizadas no site do artista.

02.01.2021 - 17:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.