Conta Loios

postais

Barreiro - Campanha de crowdfunding
Vamos todos participar na aquisição do retrato iconográfico de Manuel Cabanas!
Quadro da autoria do pintor Kira

Barreiro - Campanha de crowdfunding<br />
Vamos todos participar na aquisição do retrato iconográfico de Manuel Cabanas!<br />
Quadro da autoria do pintor Kira<br />
Em 2022 será assinalado o 120º aniversário do nascimento de Manuel dos Santos Cabanas.
Recentemente foi decidido pelos órgãos autárquicos atribuir o nome de Manuel Cabanas ao Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

No ciclo de pintura e exposições intitulado “IN MEMORIAM MANUEL CABANAS”, entre outros, Kira pintou um quadro de grandes dimensões, 1,80 x 1,80 m2, em acrílico sobre tela, o qual se reproduz em complemento a este apelo público. Haverá todo o interesse em que este quadro fique no Barreiro e em lugar nobre e permanente. E esse lugar será, em nossa opinião, em local bem visível na antecâmara do Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Esse quadro, para além de seu valor estético intrínseco, é uma obra de grande valor e significado simbólico. Foi, entre outros, especialmente concebido e pintado pelo Kira para integrar as exposições de homenagem “IN MEMORIAM MANUEL CABANAS” que esteve patente: primeiro, na Galeria Manuel Cabanas, em Vila Real de S. António; a seguir, na Cooperativa Operária Barreirense “Os Corticeiros”, cuja sessão de abertura foi presidida pelo já falecido Dr. António Almeida Santos; e, finalmente, na Fundação Mário Soares, em Lisboa, cuja sessão de abertura foi presidida pelo Dr. Mário Soares, acompanhado de sua mulher, Dr.ª Maria de Jesus Barroso. Os textos do Catálogo da exposição na Fundação Mário Soares são da autoria de Luís Tiago Gouveia, a Introdução, e os demais de Carlos Alberto Correia.

Por iniciativa conjunto do jornal online ROSTOS e da associação VULTOS DA NOSSA TERRA, está em curso uma campanha de crowdfunding (ou seja, angariação pública de fundos ou, em termos mais populares ,“vaquinha”) para angariação da quantia de 2.000,00 € (dois mil euros), valor mínimo atribuído pelo autor ao quadro, para aquisição do quadro sobre Manuel Cabanas.

O valor mínimo sugerido para as contribuições dos doadores, individuais e entidades colectivas, é de 25,00 (vinte e cinco euros).
As doações deverão ser, preferencialmente, depositadas directamente na conta do Banco Montepio com a seguinte referência: PT50 0036 0122 9910 0017 1539 0

Após a doação, solicita-se aos dadores que informem os organizadores deste crowdfunding da respectiva transferência bancária ou depósito directo (multibanco, Internet) através da seguinte caixa de correio electrónico: vultoskira@gmail.com
Essa informação deverá ser constituída pelos seguinte elementos identificativos do doador: nome; valor da transferência; data da operação de transferência; contactos: telefone e/ou e-mail. Pede-se que seja junta cópia do comprovativo da transferência.

O jornal online ROSTOS publicará semanalmente a lista de doadores e o total acumulado das doações. Logo que esteja reunida a quantia necessária para a aquisição do quadro, será organizada a sua entrega à Camara Municipal do Barreiro, acompanhada da lista de todos os doadores.

Vamos, então, adquirir, com a ajuda de todos, o retrato iconográfico de Manuel Cabanas, da autoria do pintor Kira, para que este fique exposto permanentemente, em lugar nobre e de destaque, no Barreiro, em homenagem a essa figura ímpar de grande exemplaridade cívica, democrata, humanista e incondicional amigo do Barreiro que foi Manuel dos Santos Cabanas!

Barreiro, 10 de Janeiro de 2021, ASP/CB


11.01.2021 - 18:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.