Conta Loios

postais

Câmara Municipal do Barreiro aprova elaboração de estudo
Sobre custos e impactos financeiros de criação de Policia Municipal

Câmara Municipal do Barreiro aprova elaboração de estudo <br />
Sobre custos e impactos financeiros de criação de Policia Municipal Ontem na reunião da Câmara Municipal do Barreiro foi aprovada a proposta de elaboração de um estudo que permita avaliar os custos de implementação e os impactos financeiros no orçamento municipal de criação da Policia Municipal.

Na reunião da Câmara Municipal do Barreiro, foi analisada a proposta apresentada por Bruno Vitorino, sobre a criação de um Serviço de Policia Municipal.
O autarca social democrata ao apresentar a proposta salientou que a criação deste corpo municipal pode contribuir para reforçar o policiamento de proximidade, assim como contribuir para melhorar a acção de fiscalização do municipio, em áreas que a autarquia regista dificuldades de agir, nomeadamente no fiscalizar situações de depósitos de resíduos em espaços públicos ou actos de vandalismo.
Referiu, igualmente que a Policia Municipal até pode desenvolver acções de vigilância em locais onde, actualmente, é prestado serviço por empresas de segurança, nomeadamente no Parque da Cidade, e, sublinhou a hipótese de exercer acções de vigilância na Mata da Machada.
Bruno Vitorino salientou que a criação da Policia Municipal é uma competência exclusivamente da autarquia, que esta não o faz se não quiser – “é uma decisão politica”.
Recordou que esta é uma proposta que defende há vários anos e que, a mesma, integra o programa eleitoral do Partido Social Democrata.

PS admite estudar as condições para implementar Policia Municipal

No debate da proposta, os eleitos socialistas, admitiram que a proposta pode contribuir para a abertura de um caminho que permita reflectir sobre o tema da criação da Policia Municipal.
Salientaram que esta matéria carece de uma avaliação de custos, quer de implementação, quer do seu posterior custo operacional.
Nesse sentido solicitaram que fosse alterada a proposta de criação de um serviço de Policia Municipal, para outra proposta que fosse no sentido de ser elaborado um estudo sobre a criação da Policia Municipal.
Defenderam que esse estudo fosse efectuado por entidade externa, e que o mesmo deve contemplar todos os dados que permitam tomar a decisão politica, nomeadamente, que o estudo permita ter uma noção do investimento necessário para implementar, qual deve ser a dimensão do serviço, qual o seu custo operacional, que forneça todos os dados para que se possa tomar a decisão.

CDU defende reforço de recursos de GNR e PSP

Os eleitos da CDU, recordaram que de facto esta proposta foi abordada em anteriores mandatos, apresentada pelo PSD, e, salientaram a importância de se exigir que as forças policiais que exercem a suas missões no concelho do Barreiro – GNR e PSP – essas sim deviam ser reforçadas nos seus recursos humanos e equipamentos para terem condições de trabalho.

Aprovada proposta de estudo

No final do debate foi aprovada a proposta de elaboração de um estudo que possa facultar todos os elementos que permitam tomar uma decisão que avalie custos e impactos no orçamento municipal.
O PS e o PSD votaram favoravelmente. A CDU votou contra.

08.04.2021 - 00:32

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.