Conta Loios

postais

Por esse Rio acima…todos na descoberta do Rio Coina
15 anos a sensibilizar para a importância do Sapal do Coina e Mata da Machada

Por esse Rio acima…todos na descoberta do Rio Coina<br />
15 anos a sensibilizar para a importância do Sapal do Coina e Mata da Machada A “Subida do Coina” começou a realizar-se no ano 2006, um evento promovido pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e e Eficiência Energética da Câmara Municipal do Barreiro, que sempre contou com a colaboração e parceria de clubes e grupos de escuteiros, tendo por objectivo central promover uma cultura ambiental e sensibilizar a comunidade para a importância do Rio Coina e a sua ligação com o Sapal do Coina e a Mata da Machada.

Esta iniciativa é Aberta à população que pode participar com embarcação própria, motorizada ou não, a “Subida do Coina”.
Nos primeiros ano o evento teve como padrinho o remador veterano barreirense Carlos Oliveira “Bóia”, atleta Olimpico.

Para além de sensibilizar a população para a problemática ambiental, este passeio proporciona aos participantes um viagem pelo rio de onde podem fruir de um dos mais belos locais do Concelho, desconhecido de muitos - o nosso «Lago Montreal", como sublinhava o Mestre Augusto Cabrita.

Passados 15 anos, já participaram nesta iniciativa milhares de pessoas e centenas de embarcações, mostrando que a Subida do Coina já faz parte da agenda dos barreirenses. É, sem dúvida, um encontro anual que une em convivio os amantes da natureza e dá um colorido único ao Rio Coina.

De referir, porque é justo, salientar que esta iniciativa foi dinamizada e acarinhada, ao longo dos anos, pelos vereadores do PSD, que, têm assumido o pelouro do CEA - Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada.

Foto - Paulo Domingos

05.06.2021 - 12:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.