Conta Loios

postais

Fórum Saúde Mental no concelho da Moita
Autarquias são um veículo de promoção de Saúde Mental

Fórum Saúde Mental no concelho da Moita<br />
Autarquias são um veículo de promoção de Saúde Mental Telma Almeida, Directora do Conselho Executivo da Associação Nacional para a Saúde Mental – AlertaMente, hoje, pela manhã, no decorrer da sessão de abertura do Fórum Saúde Mental – nas autarquias, afirmou – “não falamos de doença mental, falamos de saúde mental”, acrescentando que as autarquias são um veículo de promoção de Saúde Mental.

Telma Almeida, recordou que as três conferências que estão sendo promovidas e organizadas pela Associação Nacional para a Saúde Mental – AlertaMente, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, visam uma abordagem cientifica dos temas, e só com base num pensamento cientifico se perspectivam politicas.
A conferência que decorreu durante todo o dia de hoje, no Forum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, teve como tema - «Fórum Saúde Mental nas Autarquias», contou com o apoio da Câmara Municipal da Moita.

Descentralização que tem que ser feita de forma correcta

“As autarquias são um veículo de promoção da Saúde mental”, sublinhou Telma Almeida, Directora do Conselho Executivo da Associação Nacional para a Saúde Mental – AlertaMente, referindo que o universo de reflexão autárquico é diverso, desde a sua realidade como entidade com contexto laboral, , quer como entidade que intervém na comunidade e é um parceiro de colaboração.
Por outro lado, num olhar para o futuro considerou essencial desenvolver-se a reflexão sobre a prevista descentralização de competências para as autarquias, em matéria de saúde – “uma descentralização que tem que ser feita de forma correcta e bem feita”, com bases que permita gerir as matérias descentralizadas.
Recordou, por exemplo as diferentes realidades autárquicas nos concelhos da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, onde os acesos a recursos e meios são muito diferentes dos que tem Lisboa.

Protocolo na Moita

Recordou que a Associação Nacional para a Saúde Mental – AlertaMente, promove o sua actividade numa estreita ligação entre o Serviço Nacional de Saúde e as autarquias, neste contexto, no final da sessão de abertura foi assinado um protocolo entre a Associação AlertaMente e a Câmara Municipal da Moita.
Telma Almeida, sublinhou que no concelho da Moita encontrou uma autarquia com a porta aberta para o trabalho com a comunidade.

S.P.


16.09.2021 - 17:30

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.