Conta Loios

postais

Antigo Feriado Municipal do Barreiro
Celebra-se o Dia de Nª Srª do Rosário
. 7 de Outubro

Antigo Feriado Municipal do Barreiro<br />
Celebra-se o Dia de Nª Srª do Rosário<br />
. 7 de Outubro Hoje, dia 7 de Outubro, celebra-se o Dia de Nª Srª do Rosário, Padroeira do Barreiro. Até à elevação da Vila do Barreiro á categoria de cidade, nesta data era festejado o FERIADO MUNICIPAL, que passou a ser assinalado no dia 28 de Junho, data que assinala a aprovação pela Assembleia da República de elevação da Vila a Cidade.

O território da cidade do Barreiro integra, ainda nos dias de hoje, as áreas das antigas freguesias do Barreiro, Alto di Seixalinho e Verderena.

Recorde-se que, segundo a história, a Procissão de Nª Srª do Rosário em origem na tradição da sua travessia do Tejo, anualmente, da Igreja de S. Roque, em Lisboa, para a margem sul, num desses festejos, terá ocorrido uma tempestade que originou a deslocação do cortejo maritimo para os abrigos nas margens do Barreiro, dando, assim, origem ao culto de Nª Srª do Rosário.
O culto de Nª Srª do Rosário está enraizado na comunidade do Barreiro há mais de 280 anos - desde 1736, fixando-se em 1780, altura que se deu inicio à construção da Igreja - se realiza no Barreiro., sendo a padroeira do concelho cuja celebração ocorre no dia 7 de Outubro, data que já foi Feriado Municipal.

07.10.2021 - 13:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.