Conta Loios

postais

Na Igreja de Nª Srª do Rosário – Barreiro
«Do lamento à exaltação» foi tema de concerto

Na Igreja de Nª Srª do Rosário – Barreiro<br />
«Do lamento à exaltação» foi tema de concerto Ontem à noite, na Igreja de Nª Srª do Rosário, no Barreiro, realizou-se o último concerto do 5º Ciclo de Música para Órgão.
Foi uma noite que proporcionou o reencontro com a sonoridade do órgão de tubos, que terá sido oferecido à Irmandade de Nª Srª do Rosário, pela Rainha D. Maria I, no ano de 1797, tendo sido encaixotado entre 1811 e 1821, devido ao período das invasões francesas.

O concerto de ontem à noite teve como tema «Do Lamento à Exaltação», com o organista André Ferreira e a melódica voz da soprano Teresa Duarte.
Foi uma noite agradável, marcada pela musicalidade dos sons do órgão que ecoavam com uma beleza sublime, e a ternura encantadora da voz da soprano Teresa Duarte.
Este concerto encerrou o Ciclo de Outubro de 2021, um projecto que nasceu no tempo que no Barreiro se realizava o Programa «Outubro – Mês da Música», que tem vindo a manter-se ao longo dos anos e, nos dias de hoje, já é uma referência na região.
Foram três concertos que contaram com a presença de um público atento e entusiasta, que marca presença e enche a Igreja de Nª Srª do Rosário, para escutar as melodias e harmonias celestiais, que proporcionam momentos de sonoridade e meditação interior.
Este concerto, como sublinhou, André Ferreira, foi um encadear de temas e peças musicais, que tiveram como leit motiv a relação entre a mãe e o filho, num percurso entre o lamento e a exaltação, com obras escritas nos séculos XVI, XVII e XIX.
No final escutaram-se os aplausos. E António João Sardinha, o patrono deste evento, recebeu um agradecimento público do Pároco da Igreja de Nª Srª do Rosário. Um justo e merecido gesto de gratidão.

S. P.

Ver breve registo

https://www.facebook.com/jornalrostos/videos/200375505508403

23.10.2021 - 12:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.