Conta Loios

postais

Exposição nas Oficinas Ferroviárias do Barreiro no programa nacional dos 50 anos do 25 de Abril
Divulga José Pacheco Pereira, da associação cultural Ephemera

Exposição nas Oficinas Ferroviárias do Barreiro no programa nacional dos 50 anos do 25 de Abril <br />
Divulga José Pacheco Pereira, da associação cultural Ephemera<br />
José Pacheco Pereira, da associação cultural Ephemera, ontem, no Museu Industrial da Baía do Tejo, no Barreiro, no decorrer do Colóquio sob o tema “Fontes para a História Social de Portugal”, divulgou que no ano de 2023, nas das Oficinas Ferroviárias, vai realizar-se uma exposição no âmbito do programa de comemorações nacionais do 50º aniversário do 25 de Abril.

No decorrer do Colóquio sob o tema “Fontes para a História Social de Portugal”, integrado nas Jornadas Europeias do Património, uma cidadã barreirense, no período de debate, a propósito de património do Barreiro alertou para o facto de nas intervenções não ter sido abordado o património ferroviário do Barreiro.
Na sua intervenção interrogou sobre a possibilidade de ser feita uma candidatura para evitar a degradação da Estação Ferroviária do Barreiro, à semelhança daquela que foi feita pela APL, para recuperação da Gare de Alcântara, no âmbito da WMF – World Monuments Fund, como foi divulgado pela prelectora Teresa Veiga de Macedo.

Criar um movimento cívico

Teresa Almeida, referiu que para se concretizar uma candidatura era importante a existência – “um primeiro passo”, com a criação de um movimento cívico, e, serem desenvolvido estudos da situação, para elaboração de uma candidatura, a qual valorizasse os aspectos importantes de preservação daquele património ferroviário.

Exposição dos 50 anos de abril no Barreiro

José Pacheco Pereira, a propósito desta matéria e da importância da cultura ferroviária no concelho do Barreiro, divulgou que no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na programação em curso, em conjunto com a Comissão das Comemorações, a associação Ephemera vai realizar uma exposição com o tema : «Sindicalismo e as lutas Operárias de 1968 a 1974». A exposição será realizada no Barreiro, nas Oficinas Ferroviárias e em Lisboa.

24.09.2022 - 00:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.